quinta-feira, janeiro 06, 2011

Raridades dos quadradinhos - 1

Em 1997, no mês de Janeiro, publicava-se o quarto número de um jornal local, em formato A3, feito numa escola secundária, por alunos do Curso Tecnológico de Comunicação, o jornal Alvo. A escola era a Escola Secundária de Santo António dos Cavaleiros, situada naquela mesma localidade do concelho de Loures.

A acrescer a este número, foi também publicado um suplemento de quatro páginas totalmente dedicado aos quadradinhos, intitulado Suplemento HQ, Histórias aos Quadradinhos, a preto e branco, no mesmo formato do jornal.

O referido suplemento continha uma história em três páginas da autoria de Diferr, intitulada Breves Aventuras do Senhor Sansão, e duas curtas sequências de quatro vinhetas de José Abrantes, dispostas em duas tiras cada, completando a quarta página.

O número cinco do mesmo jornal, datado de Abril desse ano, voltava a apresentar um suplemento idêntico, desta vez com duas páginas com trabalhos de José Abrantes, e um conjunto de seis tiras de Serer, nas duas páginas seguintes, contendo cada uma delas três tiras.

Para além dos quadradinhos, existia ainda uma coluna em cada página que continha breves textos, da autoria de João Carlos Costa, professor na mesma escola e responsável pela edição do jornal.

Aqui ficam as «raridades», bem como a reprodução de uma edição policopiada lançada por altura do I Bandessac, Festival de Banda Desenhada de Santo António dos Cavaleiros, que teve lugar no já mencionado estabelecimento de ensino entre 6 e 10 de Abril de 1987. Uma curiosidade, enfim.

Clique nas imagens dos suplementos para abrir imagens em formato maior, com a resolução de 300 dpi. No caso do cartaz do festival, clique para ter acesso à edição completa.



Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.

Clique para aumentar.




Clique para ver a edição completa.

Etiquetas: ,

Get Free Shots from Snap.com