terça-feira, janeiro 18, 2011

Kenkoy, de Tony Velásquez

Um dos nomes maiores do quadradinhos das Filipinas é, sem dúvida, o de Tony Velásquez, criador de diversas personagens, entre as quais a de Kenkoy será uma das mais relevantes.

Nascido em 1910, na região de Manila, e falecido em 1997, este autor é conhecido como o pai dos quadradinhos filipinos, uma das regiões mais prolíficas neste tipo de publicações e que diversos nomes tem dado à 9ª arte, muitos dos quais acabaram por trabalhar para o mercado dos Estados Unidos.

Tony VelasquezKenkoy foi criado em 1928 por Romualdo Ramos e Tony Velásquez, constituindo uma espécie de caricatura do típico habitante das Filipinas, que a toda a força tenta imitar e acompanhar os modelos norte-americanos. Liwayway, a eclética revista para a qual trabalhou durante alguns anos e onde se estreou a personagem, teve uma vida com diversas vicissitudes, sobrevivendo à ocupação japonesa durante a II Guerra Mundial, embora sob a supervisão dos ocupantes, e posteriormente à libertação pelos norte-americanos, com diversas alterações devido à falta de papel, publicando-se ainda hoje.

Mas Velásquez acabou por abandonar a publicação em 1947, para fundar a editora Ace Publications, uma das maiores responsáveis pela dinamização da indústria dos quadradinhos no país e que nesse ano editou a revista Pilipino Komiks, que lançou definitivamente este tipo de edições e contribuiu para o surgimento de diversos autores, tendo alguns anos depois fundado a editora Graphic Arts Service, Inc.

A página aqui apresentada pertence a uma das aventuras de Kenkoy, tendo sido publicada em 1959 por Ace Publications. Não está assinada nem datada, muito embora possua diversas inscrições a lápis no topo da página e também no verso, entre as quais KK#29, o que surge igualmente no verso, com a indicação p.4, página 4. A dimensão da mancha é de 31,1 x 23 cm e a do papel é de 36,6 x 26,6 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com