domingo, março 28, 2010

Janus Stark

Janus Stark não é uma das mais conhecidas personagens de quadradinhos britânicas no nosso país. De facto, foi publicado entre nós um número reduzido das suas aventuras, sobretudo no Mundo de Aventuras, muito embora se trate de um dos mais conhecidos heróis dos quadradinhos do Reino Unido.

As aventuras desta personagem decorrem no ambiente da Inglaterra victoriana, caracterizando-se pelas suas habilidades como escapista, em grande parte facilitadas pela enorme capacidade de se contorcer de forma inusitada, como se os seus ossos fossem de borracha, o que lhe facilitava a passagem pelas mais pequenas aberturas que encontrasse em paredes, portas, janelas, chaminés, etc.

O seu criador foi Jack Legrand, tendo os argumentos sido escritos por Tom Tully e os desenhos realizados por Solano Lopez. O sucesso destas aventuras estendeu-se a França, onde foi editada uma revista dedicada à personagem, que durou 135 edições, entre os anos de 1973 e 1990, mesmo depois de ter deixado de ser publicada no Reino Unido.

A sua primeira aparição ocorreu na revista Smash!, da IPC, em 1969, tendo posteriormente surgido em Valiant, entre 1971 e 1973. Foi reeditada recentemente na revista Albion.

Capa do Mundo de Aventuras nº 1210, IV série, de 30 de Novembro de 1972.Em Portugal, surgiu no Mundo de Aventuras, de que o número 1210, da IV série, é um exemplo. Mas pouco mais se publicou, talvez devido ao pouco interesse demonstrado pelos leitores ou por mera opção dos editores.

A página original aqui apresentada foi publicada na revista Valiant, de 9 de Junho de 1973, segundo indicação escrita a tinta no verso da página. A dimensão da mancha é de 48 x 38,7 cm e a do papel é de 51,3 x 41,6 cm, aproximadamente.

A imagem foi digitalizada a 72 cm, podendo ser aumentada para 150 dpi através de um clique do rato.


Clique para aumentar.

Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com