quarta-feira, janeiro 13, 2010

Um original de Tomahawk Tom, por Vítor Péon

Vítor Péon (1923-1991) foi um dos mais prolíficos desenhadores portugueses, tendo trabalhado para muitas publicações nacionais e algumas estrangeiras. Desenhou para O Mosquito, O Pluto, Diabrete, Mundo de Aventuras, Condor, Audácia, Tintin, Titã, Valente, Cavaleiro Andante, Camarada, tendo mais tarde editado o Vítor Peón Magazine. Desenhou igualmente para a editora britânica Fleetway. Alguns dos seus trabalhos tiveram como argumentista Roussado Pinto e houve diversas reedições das histórias que desenhou, tanto no Mundo de Aventuras como em muitas outras publicações, por exemplo no Jornal da BD.

Porventura o mais famoso herói por si concebido foi Tomahawk Tom, que fez a sua estreia a 19 de Outubro de 1950, no número 62 da 1ª série do Mundo de Aventuras, uma série passada no oeste norte-americano.

O original aqui apresentado está assinado por Vítor Péon na penúltima vinheta, muito embora não surja qualquer datação. Na margem superior, a caneta, está inscrito o título O INIGMA DO CAVALO NEGRO (sic); na parte de trás, a caneta de feltro preta, aparece a indicação 23, sendo o número que a prancha ocupa na história. A dimensão do desenho é de 32,3 por 23,4 cm e a do papel é de 34,7 por 26 cm, aproximadamente.

No entanto, há algumas curiosidades a assinalar. A primeira publicação desta aventura ocorreu no Mundo de Aventuras número 214 da 1ª série, tendo-se iniciado no número 203, sendo republicada no Mundo de Aventuras, 5ª série, número 182. Apenas na republicação se respeitou a prancha original, que é aqui reproduzida, enquanto que na primeira publicação a prancha original foi alterada, surgindo em conjunto com outra prancha, ocupando a parte inferior da página, com três vinhetas em cada tira. As legendas foram igualmente alteradas, o que é visível neste original, uma vez que é notório que se trata de legendas coladas sobre o desenho original, faltando algumas nas duas últimas vinhetas. Numa das legendas em falta, a última, é visível a existência de uma gralha («ririge-se» por «dirige-se), sendo igualmente interessante a alteração do texto verificado da primeira publicação para a segunda, já que, na altura, as legendas não eram manuscritas, mas escritas «à máquina», sendo o texto mais extenso, ao ponto de, na segunda vinheta (a oitava de página), se sobrepor a uma parte do desenho. No número mais antigo, datado de 2 de Julho de 1953, como era habitual na época, a página foi impressa a duas cores, enquanto que na mais recente, datada de 24 de Março de 1977, a impressão é a preto e branco.

Todas páginas foram digitalizadas a 150 dpi, podendo estas imagens, a 72 dpi, ser aumentadas com um clique do rato.




Original de Vítor Péon. Clique para aumentar.

Página 16 do número 214 da 1ª série. Clique para aumentar.

Página 25 do número 182 da 5ª série. Clique para aumentar.

Capa do número 182 da 5ª série. Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com