sábado, março 21, 2009

The Spider, King of Crooks (o Aranha), de Reg Bunn e Jerry Siegel

The Spider, que ficou conhecido em Portugal como Spider ou Aranha, é uma personagem algo atípica no mundo dos quadradinhos. Trata-se de um herói vilão, um criminoso, um fora da lei, cujas actividades são totalmente ligadas ao crime e cuja pretensão é tornar-se no maior criminoso do mundo. Tendo surgido nas páginas da revista britânica Lion a 26 de Junho de 1965, da editora Fleetway, logo se tornou numa das principais figuras desta revista, criando uma legião de admiradores. Fez parte de uma campanha para dar maior relevo à revista, que existia desde 1952, e que, face ao surgimento na Grã-Bretanha de comics norte-americanos, sobretudo da Marvel, com os seus característicos super-heróis, necessitava de renovação e de inovar o tipo de aventuras que apresentava nas suas páginas.

Um pouco à semelhança do Garra de Aço (The Steel Claw) das primeiras histórias, optou-se então pela apresentação de um anti-herói, cujas origens nunca foram determinadas, nem justificado o facto de ter uma fisionomia estranha, com orelhas pontiagudas, como o Mister Spock da série televisiva Star Trek (que também possui uma versão em quadradinhos, a que mais tarde aqui nos referiremos), e uma inteligência fora do normal, no entanto completamente orientada para o crime e para a criação de artefactos extraordinários, que o ajudavam nas suas façanhas. Logo após a primeira aventura, rapta um cientista que é também criminoso, e os extraordinários utensílios que utiliza são reforçados com novos aparelhos criados por este cientista, que se torna seu auxiliar. Aliás, a sua equipa foi crescendo a pouco e pouco, numa quadrilha onde ocasionalmente reinava a dissensão e que, por diversas vezes, pensando que o seu líder tinha morrido, chegava a pretender repartir o lucro dos vários crimes praticados.

Não se tratando propriamente de uma personagem dotada de superpoderes, como os heróis e vilãos norte-americanos (e também alguns britânicos, como era o caso de Tim Kelly, de Kelly’s Eye, também publicado entre nós), ainda assim muitas das suas acções caracterizavam-se por uma demonstração de capacidades fora do normal, permitindo alguns combates com outros criminosos dotados de fantásticos poderes, que constituíam claramente uma ameaça à sua pretensão de dominar o mundo do crime.

Capa de O Mundo de Aventuras nº 1121, de 18 de Março de 1971, com uma aventura do herói.Na origem de The Spider está o argumentista Ted Cowan e o desenhador Reg Bunn, tendo as histórias pouco depois passado para a responsabilidade de Jerry Siegel, um dos criadores de Superman, o Super-Homem, que se encarregou de dar origem à maior fatia das histórias publicadas, a partir de 1966, com a aventura The Spider v Dr. Mysterioso.

Capa de O Mundo de Aventuras nº 1158, de 2 de Dezembro de 1971, com uma outra aventura do «Aranha».A acção tinha lugar nos Estados Unidos, nomeadamente em Nova Iorque, ficando o refúgio da personagem num castelo que havia sido transportado da Escócia pedra por pedra e reconstruído num local ermo e isolado das redondezas.

Publicando-se entre 1965 e 1969, as aventuras desta personagem foram depois reeditadas na revista Vulcan a partir de 1975. Entre 1967 e 1970, surgiram algumas aventuras na publicação anual Lion Annual. Mais pormenores e uma cronologia das aventuras, bem como a indicação dos seus autores pode ser vista através desta ligação.

Reg Bunn (1905-1971), o principal artista da série, foi contratado após uma campanha levada a efeito em 1949 pela editora Amalgamated Press na imprensa para encontrar novos talentos, tendo levado uma vida difícil até começar a trabalhar como desenhador. Mas a sua mestria foi recompensada, já que se encarregou de desenhar inúmeras páginas para diversas revistas, tendo um ritmo de trabalho muito elevado, o que o levava frequentemente a abdicar cada vez mais de desenhar os fundos, concentrando-se nos pormenores, resumindo aqueles a um conjunto de traços, o que lhe granjeou a fama de rei do cross-hatch entre os seus pares. Muito do seu trabalho pode ser apreciado numa edição recente da Titan Books dedicado a The Spider. Uma crítica a esta publicação pode ser lida aqui. Como já havia acontecido e referido neste blogue acerca de Archie, o Robot, também The Spider foi retomado em Albion, por Alan Moore.

Capa do Jornal do Cuto nº 48, de 31 de Maio de 1978, que dá início à aventura «Homem-Aranha [sic] contra os Sete Sinistros», e que se estenderá, em continuação, até ao nº 88.Em Portugal, as aventuras desta personagem foram divulgadas sobretudo através de O Mundo de Aventuras, não tendo, no entanto, obtido o mesmo reconhecimento de outros países, como na Alemanha, França ou Itália. O seu nome nas aventuras era Aranha, tendo também surgido no Jornal do Cuto e em algumas outras publicações.

A página original aqui apresentada pertence à história intitulada The Spider versus The Crime Genie, sendo da autoria de Jerry Siegel (arg.) e Reg Bunn (des.). Não estando datada nem assinada, foi publicada na revista Lion, a preto e branco, como era habitual, a 4 de Março de 1967, conforme indicação manuscrita no topo da prancha.

A dimensão da mancha é de 46,3 por 38,5 cm, e a do papel é de 49,4 por 40,5 cm, aproximadamente, sendo constituída por duas tiras unidas no verso, sendo a superior bastante maior em altura do que a de baixo, constituída por duas vinhetas distintas. Devido à dimensão da prancha, a digitalização foi feita em diversas partes e depois unida, pelo que a imagem aqui apresentada apresentará algumas deficiências.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com