domingo, março 15, 2009

Kelly's Eye, (em Portugal Tim Kelly ou O Olho de Zoltec), de Solano Lopez

Kelly’s Eye, da autoria de Solano Lopez, surgiu nas páginas da revista britânica Knockout a 21 de Julho de 1962, revista que se publicava desde 1939. O herói que dava o título à história era Tim Kelly, que desde a primeira aventura se viu na posse de uma pedra de formato e aspecto semelhante a um grande diamante, o olho de Zoltec (The Eye of Zoltec), que o acompanhou daí em diante em todas as suas aventuras e que lhe proporcionava o poder da invulnerabilidade, daí o nome da série.

A popularidade destas histórias foi desde logo enorme, tendo sido uma das «jóias da coroa» da revista, e acompanhando-a até durante a sua fusão com uma outra publicação, Valiant, tendo deixado de publicar-se em Maio de 1974, muito embora no ano seguinte tenha surgido na estreia da edição escocesa Vulcan, em Março de 1975, tendo igualmente sido «recuperada» na recente publicação Albion: Origins.

Numa das suas aventuras, Tim conhece o Doutor Diamond, inventor de uma máquina do tempo no formato de um grande relógio de parede, semelhante a uma cabina, na qual ambos viajaram por diversas épocas. Ocasionalmente, Tim perdeu a sua pedra protectora, ou então roubaram-lha, mas no final acabou sempre por recuperá-la.

O seu autor foi o argentino Francisco Solano Lopez, como acima afirmámos, e a que aqui já nos referimos anteriormente, nascido em 1928 e que se estreou em 1950, vindo a tornar-se num dos melhores desenhadores argentinos, com obra publicada em todo o mundo, de que a mais conhecida será certamente El Eternauta, segundo argumento de Hector German Oesterheld. Trabalhou fora do seu país natal, nomeadamente no Reino Unido, para a editora Fleetway, para a qual criou a presente série, por vezes com argumentos de Tom Tully, muito embora tenha igualmente sido autor de muitos outros trabalhos, num ritmo quase alucinante, o que o levou a criar um estúdio em Buenos Aires, sendo por vezes apenas responsável pela arte final, muito embora assinasse as páginas aí produzidas, como muitos outros autores fizeram, sobretudo nos Estados Unidos.

Em Portugal, se não me falha a memória, algumas das histórias foram publicadas n’O Mundo de Aventuras, por exemplo no número 948 e no Condor Popular, embora não sequencialmente, e também em edições da Portugal Press, nomeadamente no Jornal do Cuto.

A página original aqui apresentada não está datada nem assinada, mas apresenta, no verso, uma nota manuscrita que refere a revista Valiant, e o número e data em que foi publicada, «March 30th / Page 24». As suas dimensões são de 48 por 38,5 cm para a mancha e de 51,5 por 41 cm para o papel, aproximadamente. Trata-se de três tiras separadas, unidas no verso. O cabeçalho é cópia de original. A imagem pode ser aumentada com um clique do rato.

Resolução: 300 dpi.




Clique para aumentar.


Etiquetas: , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com