quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Histórias esquecidas 31:Martim de Freitas, por José Antunes

Martim de Freitas é uma curta história publicada na revista O Mundo de Aventuras em finais de 1956. Sendo da autoria de José Antunes, um dos desenhadores que trabalhavam na Agência Portuguesa de Revistas, narra factos verídicos ocorridos durante o reinado do monarca português D. Sancho II (1209-1248), uma época conturbada, e das lutas entre os seus partidários e os de seu irmão, o futuro D. Afonso III.

Tratando-se de um tema histórico, e este género de temática serviu de inspiração durante muitos anos às mais diversas aventuras de quadradinhos, o que ainda hoje acontece, face à riqueza e à já longa existência da história de Portugal, veio a dar origem a um trabalho de curta extensão, já que, no total, ocupou uma página em cada uma das edições números 382, 383 e 384, datadas, respectivamente, de 6, 13 e 20 de Dezembro de 1956.

O tema e a personagem Martim de Freitas são, contudo, mais conhecidos na região de Coimbra, onde existe uma escola com o seu nome; porém, o escritor Alexandre Dumas chegou a escrever um romance sobre os acontecimentos, o qual foi traduzido para português e publicado em 1854, numa altura em que os romances históricos constituíam moda em Portugal e em toda a Europa, o período romântico.

As páginas foram todas impressas a uma cor, como era habitual nesta época em muitas revistas, podendo ser aqui ampliadas com um clique do rato em cima de cada uma das imagens.

Resolução: 300 dpi.




Clique para aumentar.
Clique para aumentar.
Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com