segunda-feira, janeiro 19, 2009

Archie, o Robot

Uma das histórias que se tornaram populares em Portugal através das páginas do Mundo de Aventuras foi a do Robot Archie, de origem britânica, que se estreou nas páginas da revista Lion a 23 de Fevereiro de 1952, a qual pretendia competir, em popularidade, com a Eagle, que, entre outras aventuras, deu a conhecer Dan Dare, também publicada no nosso país.

Archie, que no início se intitulou The Jungle Robot, nasceu da imaginação do argumentista E. George Cowan e pela pena de Ted Kearnon, que durante muitos anos foi o principal desenhador da série. Interrompida a sua publicação nesta revista de ficção científica, regressou a 19 de Janeiro de 1957, no número 257, já com o título definitivo, possuindo a capacidade de falar, o que até então não havia acontecido, e terminando a 18 de Maio de 1974, quando a revista cessou a sua publicação. No entanto, voltou a surgir esporadicamente em outros títulos, já que havia granjeado uma enorme popularidade. Alan Moore retomou esta personagem em Captain Britain e, mais tarde, numa outra publicação, Albion, que pretendeu fazer ressurgir alguns dos mais conhecidos heróis clássicos dos quadradinhos britânicos.

Capa do Mundo de Aventuras nº 1065, de Fevereiro de 1970.Archie, que na série havia sido criado pelo professor C. R. Ritchie, pretendia ser o homem mecânico mais poderoso do mundo, comandado a distância pelo seu criador e pelo seu sobrinho, Ted Ritchie, e um amigo deste, Ken Dale, destinado a combater criminosos e criaturas da selva, principalmente de África e da América do Sul, para além de outras ameaças, algumas até de origem extraterrestre. Mas depressa obteve a capacidade de se tornar autónomo, deixando de ser necessário comandá-lo remotamente, continuando a ser acompanhado nas suas aventuras pelos personagens acima referidos, que em 1968 passaram também a envolver viagens no tempo.

Em Portugal, foram publicadas aventuras de Archie, o Robot no Mundo de Aventuras números 903, 1035, 1046, 1065, 1125 e 1167, bem como na revista Condor amarelo números 25 e 63, de 1972, e em Canguru, números 87 (da série 1) e 3 (da série 2).

A página original aqui apresentada, não datada nem assinada, será provavelmente da autoria de Ted Kearnon, e foi publicada na revista Lion, de 13 de Fevereiro de 1971, possuindo as seguintes dimensões: mancha - 47 x 38,8 cm; papel - 50 x 42,1 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com