domingo, outubro 26, 2008

Carol Day, por David Wright

Carol Day, da autoria de David Wright, surgiu pela primeira vez a 10 de Setembro de 1956, nas páginas do jornal britânico Daily Mail, tendo tido continuidade por este autor até 1967. O seu argumento, considerado algo sofisticado para a época, da autoria de Peter Meriton, narrava o quotidiano de uma modelo, dos seus relacionamentos e dos ambientes em que se movimentava, desde a alta sociedade até aos locais mais recônditos e mais escusos, passando por uma grande variedade de temas, inclusive pelo sobrenatural.

Esta série fazia eco de algumas outras séries norte-americanas, como The Heart of Juliet Jones (que em Portugal ficou conhecida como O Coração de Julieta, publicando-se nas páginas de O Primeiro de Janeiro), On Stage e Apartment 3-G, que tinham mulheres como personagens principais, e cuja temática abordava sobretudo relações sentimentais.

Mas esta série tornou-se conhecida e adquiriu bastante relevo pela qualidade artística das suas tiras, com um minucioso trabalho de desenho a caneta e a pincel, pela utilização magistral do claro-escuro, e um grande cuidado com o pormenor ao nível do retrato físico das personagens, o que, sem dúvida, contribuiu para a sua enorme popularidade.

David Wright, nascido em 1912 numa família com tradições artísticas, entre cujos antepassados se conta o pintor setecentista Joseph Wright of Derby, começou por desenhar modelos (pin-up girls), tendo o seu primeiro trabalho surgido em 1941 na revista Sketch, e durante a II Guerra Mundial os seus desenhos de belas mulheres cobriam as paredes das casernas. A sua primeira incursão pelos quadradinhos foi Kit Carson, publicado na revista Cowboy Picture Library em Julho de 1952, tendo-se seguido Judy, em 1953, para a revista Tit-Bits, tendo igualmente desenhado Jo e, posteriormente, Danger Treads Softly, em 1957, antes de se estrear com Carol Day, que chegou a ser retomada após a morte de Wright no jornal Sunday Express, em 1971, pela mão de Kenneth Inns.

Existe uma página da Internet da autoria de Roger Clark, inteiramente dedicada a esta série, cuja sequência de episódios pode ser vista através desta ligação.

Creio tratar-se de uma série que nunca foi publicada em Portugal, sendo muito pouco conhecida entre nós, apesar de ter sido traduzida para diversos países.

A tira original aqui apresentada tem o número 3706, pertencendo ao episódio 30, intitulado Gordon Grimes. O texto é colado por cima dos desenhos, sendo a dimensão do desenho de 43 por 12,3 cm e a do papel de 48,8 por 19 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com