quarta-feira, julho 23, 2008

Histórias esquecidas 23: Guerra no País dos Insectos, de José Cabrero Arnal

José Cabrero Arnal nasceu em 1909, em Barcelona, Espanha, tendo vindo a falecer em Antibes, França, em 1982. A sua carreira começou na revista Pocholo, para o qual criou uma personagem chamada Top, em 1935, um cão que veio a estar na origem de Pif, bem como a história Guerra en El Pais de Los Insectos, entre outras. Publicou igualmente diversas histórias nas revistas Mickey, em 1936, em TBO, e em KKO.

Tendo combatido na Guerra Civil de Espanha pelo lado dos republicanos, acabou por refugiar-se em França, onde foi aprisionado pelos alemães, que o enviaram para o campo de concentração de Mauthausen já durante a II Guerra Mundial, a 27 de Janeiro de 1941, tendo-lhe sido atribuído o número 6299. Após a libertação, em Maio de 1945, passou imensas dificuldades e atravessou um período de grande pobreza, chegando a dormir na rua, tendo começado a colaborar com o jornal do Partido Comunista Francês, L'Humanité, para onde elaborou várias histórias. Em 1945, deu início à publicação de Pif Le Chien, sob a forma de tiras.

José Cabrero ArnalNo entanto, para a editora Vaillant, em 1946, Cabrero Arnal desenhou Placid et Muzo, que a 4 de Abril de 1965 viria a transformar-se no Vaillant, Le Journal de Pif, que continuou a publicar-se até 1969, alterando a sua designação para Pif Gadget, o qual durou até 1992, muito embora o título tivesse entretanto tivesse sofrido alterações ao longo dos anos. A Wikipedia possui uma longa base de dados acerca destas publicações. A revista recomeçou novamente a ser publicada em Julho de 2004.

A história que aqui divulgamos, Guerra no País dos Insectos, foi publicada em Portugal pelas Edições O Mosquito, tendo existido duas edições: uma primeira, de 1936, com as dimensões aproximadas de 21 por 29,5 cm, em formato de revista, segundo creio uma quase imitação da edição espanhola de 1934, e uma segunda, em 1947, em formato horizontal, com cerca de 21 por 14 cm, que é a que aqui utilizámos para a reprodução, de que mantivemos o aspecto e as cores, sem alterações.

Resolução: 300 dpi.



Capa do pequeno álbum de Cabrero Arnal.
Página de rosto do álbum.
Verso da página de rosto.














































Contracapa do álbum.


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com