sábado, junho 28, 2008

Histórias esquecidas 18: Geraldo Sem Pavor, de José Antunes

Tanto quando consegui descobrir, a primeira publicação de trabalhos de quadradinhos de José Antunes ocorreu n'O Mundo de Aventuras números 300 e 301, de 12 e 19 de Maio de 1955, respectivamente, nas duas pranchas finais da aventura Os planos do submarino atómico, a qual havia sido iniciada por Filipe Figueiredo (autor das capas dos primeiros números da Colecção Tigre e acerca do qual pouco consegui descobrir) no número 288.
Penúltima página da aventura Os planos do submarino atómico, publicada no nº 300 de O Mundo de Aventuras. Clique para aumentar




Nascido em Lisboa em 1937, José Gomes Antunes começa a colaborar com a Agência Portuguesa de Revistas em 1954, realizando anúncios, desenhando títulos e cartoons, montando páginas e realizando diversas ilustrações, de que serão exemplo os efectuados para as revistas Flama, Almanaque Plateia e Amorzinho.

Iniciando uma presença mais ou menos regular n'O Mundo de Aventuras, desenha, para esta revista, em 1956, as histórias Geraldo Sem Pavor e Martim de Freitas, a que se seguirão uma história ilustrando a vida aventura de Luís de Camões, intitulada Trinca-Fortes, e a quadrinização de As Lições do Tonecas, com texto de José de Oliveira Cosme. Dois anos depois, ilustra Tony Tormenta.

Última página da aventura Os planos do submarino atómico, publicada no nº 301 de O Mundo de Aventuras. Clique para aumentarEste autor fez parte da equipa de desenhadores da Agência Portuguesa de Revistas, juntamente com Carlos Alberto Santos, José Manuel Soares e José Batista, concebendo capas e ilustrações para diversas publicações, como já acima afirmámos, colecções de cromos, participando, até, como actor na primeira fotonovela portuguesa, Casamento por Anúncio.

Pouco tempo depois abandonava a agência, para trabalhar por conta própria, continuando a sua actividade de ilustrador e designer gráfico, chegando a desempenhar funções dirigentes no Círculo de Leitores.

Imagem publicada no número 395 de O Mundo de Aventuras, de 7 de Março de 1957, onde se pode observar, de acordo com a legenda, dois dos desenhadores «da casa», José Antunes e Carlos Alberto, sentados junto aos estiradores onde trabalhavam. Clique para aumentar.A história aqui divulgada, dedicada à personagem histórica Geraldo Sem Pavor, com o mesmo título, foi publicada n'O Mundo de Aventuras nos números 369 a 380, datados, respectivamente, de 6 de Setembro de 1956 e 24 de Janeiro de 1957, num total de 12 páginas, todas elas a uma cor. Em alguns destes números, chegou a ter três histórias diferentes em publicação, como foram o caso da já citada aventura, e ainda de Trinca-Fortes e As Lições do Tonecas.

Resolução: 300 dpi.



Capa de O Mundo de Aventuras número 369, de 6 de Setembro de 1956, desenhada por José Antunes, dedicada à série
Primeira página da aventura, publicada no nº 369.










Última página da aventura, publicada no número 380.


Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com