terça-feira, junho 17, 2008

Histórias esquecidas 16: Zeca, de José Manuel Soares

Zeca pretendia ser uma espécie de Cuto nacional, à semelhança da personagem original de Jesus Blasco, tendo sido apresentado como tal na capa d'O Mundo de Aventuras número 392, onde se estreou em Fevereiro do ano de 1957. No entanto, não terá sido uma aposta completamente ganha, já que perdurou pouco mais, tendo ainda sido publicada uma aventura de duas páginas do número 437 da mesma revista. Os leitores portugueses estariam já familiarizados com Cuto desde O Mosquito, e mais tarde, já nos anos 70, chegou a ter uma revista com o seu nome, editada pela Portugal Press.

As aventuras desta personagem surgiram pela mão de José Manuel Soares, com texto de Raul de Oliveira Cosme, tendo o desenhador sido já objecto de um artigo que aqui deixámos em Junho de 2005. Este autor alentejano, nascido em 1932, estrear-se-ia nas páginas da revista Diabrete no ano de 1950, continuando no Cavaleiro Andante, Lusitas e Fagulha, estas últimas editadas pela Mocidade Portuguesa, ou ainda n'O Pajem, desenhando diversas capas para publicações da Agência Portuguesa de Revistas. Para O Mundo de Aventuras desenhou ainda As Lições do Tonecas, segundo argumentos de José de Oliveira Cosme, a que aqui voltaremos mais tarde.

Pintor, ilustrador e desenhador publicitário, José Manuel Soares publicou em 1990 um álbum dedicado a Luís de Camões, e o seu trabalho A Ala dos Namorados, com argumento de Artur Varatojo, foi publicado pelas Edições 70.

Foram realizadas diversas exposições da sua obra, bem como diversas homenagens ao seu trabalho na área dos quadradinhos, nomeadamente em 1986, no Festival da Sobreda da Caparica, Sobreda BD, em 1993, no salão Moura BD, pelo conjunto da sua obra, sendo o terceiro homenageado nesta categoria, e em 1993 no Festival de Banda Desenhada de Lisboa.

A aventura aqui divulgada, publicada apenas com o título Zeca, saiu nos números 392 a 403 d'O Mundo de Aventuras, a uma página por número, num total de doze, publicadas a preto e branco ou a uma cor, nem sempre apresentando a assinatura do desenhador.

A digitalização foi afectada pelo facto de os exemplares que possuo se encontrarem encadernados.

Resolução: 300 dpi.



Capa do Mundo de Aventuras número 392, de 14 de Fevereiro de 1957, que apresenta a personagem em destaque, e onde se inicia a aventura aqui divulgada.
Primeira página da aventura, publicada no número 392.
Segunda página da aventura, publicada no número 393.
Terceira página da aventura, publicada no número 394.
Quarta página da aventura, publicada no número 395.
Quinta página da aventura, publicada no número 396.
Sexta página da aventura, publicada no número 397.
Sétima página da aventura, publicada no número 398.
Oitava página da aventura, publicada no número 399.
Nona página da aventura, publicada no número 400.
Décima página da aventura, publicada no número 401.
Décima primeira página da aventura, publicada no número 402.
Décima segunda e última página da aventura, publicada no número 403.

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com