segunda-feira, abril 21, 2008

Pixie Pip, ou Diabruras do Tiro-Liro

A série The Merry Stories of Pixie Pip ficou conhecida em Portugal como Diabruras do Tiro-Liro, perdendo-se nesta adaptação o carácter mágico que a palavra pixie (duende) possuía na língua original, o inglês, já que a tradição portuguesa, mais marcada pelo catolicismo, não possui no seu imaginário figuras como a que esta personagem representa.

Surgida originariamente nas páginas de Jack & Jill, como as séries a que anteriormente nos referimos, em Janeiro de 1958 (publicando-se até 1973), e fazendo parte dos nursery comics, terá passado por diversos autores, de que vale a pena destacar Gordon Hutchings e Terry Willers, ambos desenhadores, e Mick Hall entre os argumentistas.

Entre nós foi publicada nas páginas de O Falcão, na sua primeira (e melhor) fase.

Um exemplo de produtos com a personagem, que foi bastante comum nas décadas de 50 e 60Como se compreende, a tradução para português provocou a perda de muitos factores, de entre os quais o menor não será o que se refere aos nomes, tanto das personagens como dos locais. Merecem referência não só os diversos pixies, para além de Pip, como Mr. Doorman Pixie (o duende porteiro), Mr. Mayor Pixie (o duende presidente da câmara), etc., e ainda a cidade natal de Pip, Toadstool Town, a cidade dos cogumelos, ou Petal, a amiga de Pip, assim nomeada por causa do seu chapéu florido. As suas aventuras, quase sempre plenas de tropelias (daí o título português), evidenciavam o carácter irrequieto e traquinas da principal personagem, ou não se tratasse de um duende, mas extravasaram do pequeno mundo destas fantásticas personagens para outros mundos, como o Big World, para onde Pip é levado por uma enorme ventania durante o Natal, e onde conhece uma outra amiga, Caroline.

A página abaixo apresentada não apresenta data nem assinatura, e representa uma aventura completa, intitulada Pixie Pip goes to the Pixie boat race. É desenhada a tinta e pintada a aguarela, em tons de cinzento. É composta pelo título, em toda a largura da área da mancha, e por oito vinhetas isoladas, alinhadas em duas tiras, coladas individualmente sobre um cartão grosso duplo. A dimensão do cartão é de 64 por 43,5 cm e a de cada vinheta é de 12,1 por 12,4 cm, aproximadamente. No total, a mancha das vinhetas tem cerca de 53,5 por 43,5 cm, incluindo o título. No canto superior direito surge a inscrição, a lápis, Jack & Jill Holiday Special 79, muito embora se trate de uma republicação desta aventura.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com