quinta-feira, março 27, 2008

Padlock Homes, de Ed Wheelan

Muitas foram as tentativas de reinventar o célebre detective Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, muito antes, até, de o personagem surgir com o seu próprio nome em forma de «quadradinhos». Ainda antes de o cinema o popularizar ainda mais, principalmente através da televisão, já a rádio e a figuração narrativa (um nome quiçá demasiado pretencioso e com que por vezes nos confrontamos sem que se saiba bem o que é, muito embora isto levante outro tipo de polémicas) lhe davam forma através de histórias que caricaturavam o detective, surgindo uma grande variedade de nomes que brincavam com o personagem.

Capa de Speed Comics, nº 37, de 1941Uma destas tentativas foi Padlock Homes (padlock significa cadeado ou fechar a cadeado e homes casas, residências, isto para quem não domina a língua inglesa), da autoria de Ed Wheelan, que surgiu nas páginas da revista Speed Comics, da Harvey Publications, nos anos 40 do século passado.

Edgar Wheelan (1888 - 1966), nascido em San Francisco e filho do desenhador Albertine Randall, trabalhara no jornal San Francisco Examiner. Posteriormente entrou para o New York American, do conhecido milionário dos média William Randolph Hearst, tendo criado para este último, em 1918, uma tira que satirizava alguns dos filmes mudos da época e que ganhou o título de Midget Movies, inteiramente dedicada a parodiar Capa de Champ Comics, nº 13, de 1941o cinema que então se fazia e os personagens e actores que nele participavam, numa associação que duraria até 1920, altura em que passou a trabalhar para o George Matthew Adams Service, onde nasceu a série Minute Movies, em 1921, que duraria até 1935, e que chegou a ter continuidade pela mão de outros artistas, como Nicholas Afonsky. Alguns dos personagens destes «quadradinhos» autonomizaram-se, como foi o caso de Roy McCoy. Em finais da década de 30 criou Big Top, dedicada ao circo e, mais tarde, Comics McCormick, o fã número 1 de «comics» do mundo, que surgiu nas páginas de Fat and Slat em 1947 e 1948.

Pouco tempo depois, Ed Wheelan abandonava os «quadradinhos» para se dedicar à pintura.

Algumas das listas dos seus trabalhos podem ser visionadas aqui e aqui.

Creio que a série é praticamente desconhecida em Portugal, tal como os trabalhos do seu autor.

A página aqui apresentada foi publicada na revista Champ Comics, número 24, de 1942. Não está assinada nem datada. A dimensão da mancha é de 33 x 45,7 cm e a do papel é de 34,6 x 47,6 cm, aproximadamente.


Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com