sábado, outubro 13, 2007

The Adventures of Patsy

Patsy, a série que foi mais conhecida na sua origem como The Adventures of Patsy, começou a ser publicada a 11 de Março de 1935, através da Associated Press. A principal personagem, que também deu o nome à série, era uma muito jovem actriz de Hollywood, mas no início apresentou-se como uma criança de quatro a seis anos, que ia parar a um país mágico (o reino de Odds Bodkins) levada por um papagaio, aí fazendo amizade com um personagem que muitos indicam tratar-se do primeiro super-herói mascarado da história dos quadradinhos: The Phantom Magician.

Mas a estadia em Odds Bodkins foi relativamente curta, e Patsy voltou para casa por acção da magia do seu amigo mágico, na companhia do seu parceiro de aventuras Thimble, e The Phantom Magician assumiu uma identidade terrestre, a de um tio até então desaparecido, Phil Cardigan, nunca mais voltando a utilizar os seus super-poderes. Mas este regresso retirou à série a sua magia, assumindo um carácter mais melodramático, ao mesmo tempo que os contrastes entre preto e branco se acentuavam.

Foi já em 1936 que Patsy se estreou na carreira cinematográfica em Hollywood sob a protecção do seu tio, mas alguns anos mais tarde este acabou por desaparecer de cena, dando lugar a Skidd Higgins, um agente de actores que se tornou o parceiro adulto das aventuras de Patsy.

Já nos anos 40 surgiu a página dominical, após a saída do autor, Mel Graff, que passou a dedicar-se a trabalhar para uma outra agência, a King Features, onde criou uma nova série, a do Secret Agent X-9 (Agente Secreto X-9), tendo Patsy ficado a cargo de outros desenhadores, destacando-se Charles Raab, um antigo ajudante de Milton Caniff em Terry and the Pirates (Terry e os Piratas, entre nós), que contou com a colaboração de Noel Sickles, que notabilizou a série Scorchy Smith, e ainda George Storm (entre 1943 e 1944), Al McClean (em 1944), Richard Hall (de 1945 a 1946), e Bill Dyer (que se encarregou das tiras diárias e das páginas dominicais a partir de 1946 até ao final).

Reprodução da capa do nº 32 de «Famous Funnies», onde surge pela primeira vez em revista o personagem The Phantom Magician.Muito embora a sua notoriedade nunca tenha sido grande, havendo apenas reimpressões ocasionais em revistas como Famous Funnies (onde The Phantom Magician surgiu em revista em Março de 1937, ainda antes de Superman), teve o mérito de apresentar aquele que é, na opinião de alguns historiadores e críticos desta arte, como acima afirmámos, o primeiro super-herói mascarado da história dos quadradinhos. A sua publicação terminou em 1954, muito embora algumas fontes apontem para finais de 1955 ou princípios de 1956.

Algumas tiras de 1942 e 1943 podem ser vistas na página da Barnacle Press.

A tira aqui apresentada não se encontra assinada nem surge a referência ao ano, mas apenas o dia e mês de publicação (26 de Agosto), situando-se provavelmente em finais dos anos 40 ou inícios dos anos 50. Apresenta a indicação Reg. AP Newsfeatures. A dimensão da mancha é de 50,8 x 12,8 cm, e a do papel é de 58,4 x 15,6 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , , , , , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com