domingo, setembro 30, 2007

Captain Easy

A criação de Captain Easy tem alguns aspectos curiosos, muito embora não seja caso único na história dos quadradinhos dos Estados Unidos.

Tendo surgido inicialmente como personagem secundária (aquilo a que os norte-americanos chamam sidekick) na série Wash Tubbs (surgida em 1924), criada por Roy Crane, ao fim de cinco anos de publicação, mais concretamente a 6 de Maio de 1929, depressa ganhou notoriedade, acabando por tornar-se na principal personagem, tendo Wash passado a secundário. Em 1933, Captain Easy tornou-se finalmente numa série autónoma.

Vagabundo e aventureiro, possuía no entanto uma família e encontrava-se prestes a casar, o que levou o seu autor a dar maior destaque às aventuras de Wash, que depressa se viu novamente na companhia de Easy, sem que grandes explicações tenham sido dadas para o fim do noivado.

Em 11 de Junho de 1933 surgiu a página dominical Captain Easy, Soldier of Fortune, focalizada nas aventuras do personagem antes de se juntar a Wash. A grande criatividade de Crane colocou-lhe no entanto alguns problemas junto da agência para a qual trabalhava, a Newspaper Enterprise Association, já que lhe foi exigido que a distribuição da mancha gráfica na página permitisse rearranjar as vinhetas para publicação em diversos formatos. Descontente com a situação, Crane entregou a página ao seu assistente, Leslie Turner, ficando apenas com as tiras diárias a seu cargo, até 1943, quando encarregou Turner igualmente das tiras diárias, mudando-se para a agência King Features Syndicate, onde criou Buz Sawyer, devido a questões relacionadas com direitos de autor.

Por alturas do início da II Guerra Mundial, Captain Easy alistou-se no exército e Wash Tubbs acabou por contrair matrimónio, o que o levou a aparecer apenas esporadicamente junto de Easy em algumas aventuras deste, que se tornou detective privado após o fim da guerra.

Em 1949, o título das páginas dominicais e das tiras diárias passou simplesmente a Captain Easy, muito embora a designação Wash Tubbs continuasse a surgir em muitas das tiras diárias em diversos jornais. Nos anos 40 e 50, Leslie encarregou das páginas dominicais Walt Scott, seu assistente e, já nos anos 60, Mel Graff passou igualmente a desenhar as páginas dominicais. Em 1969, Turner reformou-se deixando Bill Crooks, outro assistente seu, encarregado da série, juntamente com Jim Lawrence, e até ao seu final, em 1988, Mick Casale (que integrara a equipa em 1982) acabou por encarregar-se do trabalho.

Existem algumas reimpressões da série em livro, tanto em inglês como noutras línguas. Em França, surgiram algumas colectâneas com a série, que chegou a figurar igualmente nalgumas revistas, nomeadamente na Retro BD. A sua publicação em Portugal foi esporádica, tendo sido publicada na 1ª série do Mundo de Aventuras, por exemplo, como Capitão Águia.

A tira aqui apresentada está datada de 29 de Fevereiro de 1964, possuindo © da NEA, Inc. Está assinada por Leslie Turner, e apresenta no topo a inscrição Sup. Cold Comfort, e na margem inferior a indicação manuscrita Best regards to Charlie Roberts from Leslie Turner, com assinatura do autor.
A dimensão da mancha é de 40,3 x 11,9 cm, e a do papel é de 45,6 x 15,2 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar

Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com