quarta-feira, julho 18, 2007

Roy Wilson

Roy Wilson é habitualmente considerado um dos maiores desenhadores britânicos de sempre, se não mesmo o maior (eventualmente a par de Frank Hampson), e muitas vezes referido como o criador do estilo dos comics britânicos da primeira metade do século XX. Foi bastante prolífico e a sua influência estendeu-se ao longo de diversas décadas, trabalhando e publicando durante cerca de 45 anos.

Nascido a 9 de Julho de 1900, na localidade de Kettering, Royston Warner Wilson ganhou um concurso de desenho aos 12 anos de idade, mas foi em 1920, depois de ter sido desmobilizado do exército durante a Grande Guerra, que Wilson foi convidado para assistir Don Newhouse, para quem tanto fazia os esboços a lápis como passava a tinta os trabalhos. A utilização do seu estilo muito pessoal, em que desenhava um gato, caracóis ou outros pequenos animais a observar as cenas, os enquadramentos, acabaram por tornar-se importantes marcas dos seus desenhos.

Uma fotografia do artistaEm 1924, casou-se com Gertrude Bryant, que viria a assumir um importante papel no desenvolvimento do seu talento, tornando-se igualmente uma colaboradora do marido, sobretudo na escrita de argumentos para as suas histórias.

Em finais dos anos 20, o autor travou conhecimento com um editor da Amalgamated Press, Leonard Stroud, que o convenceu a começar a apresentar os seus próprios trabalhos, estreando-se assim com Steve and Stumpy e continuando como assistente de Newhouse, criando a um ritmo alucinante, até que, em 1931, sofreu um esgotamento. Já recuperado, em 1932 começou a desenhar capas para diversas revistas, tarefa que desempenhava com um enorme perfeccionismo, e retomou o seu trabalho em diversas séries, introduzindo ambientes circenses e histórias com animais, que se tornaram também imagem de marca. É aliás a década de 30 que é habitualmente considerada a sua fase mais marcante e aquela em que terá produzido os seus trabalhos mais notáveis.

O aparecimento de revistas concorrentes provocou o desaparecimento de alguns títulos da Amalgamated, a junção de outros, e o surgimento de novas publicações, de entre as quais merecem destaque Golden (1927), Rádio Fun (1938) e Happy Days (1938), muitas das quais acabaram por fechar ou reduzir as suas dimensões devido à II Guerra Mundial, que provocou uma enorme falta de papel, problemas de distribuição e a descida do poder de compra.

Devido à sua idade, Wilson não foi mobilizado, tendo continuado a desenhar para os títulos que se mantiveram em actividade, reflectindo em parte o ambiente que se vivia então na Grã-Bretanha.

Com o final da guerra surgiram novos problemas, entre os quais o aparecimento da competição trazida pelos comics norte-americanos, mas o desenhador continou a trabalhar para títulos como Radio Fun, Tip Top e Jingles. Durante os anos 50, surgiram solicitações de histórias com personagens retiradas do cinema, nomeadamente Jerry Lewis, Abbot e Costello, Terry Thomas, e foi nesta altura que o seu trabalho, preso a figuras que não tinha idealizado, e em que não lhe era permitida a aplicação de uma tão intensa dose de fantasia, começou a decair. Nos anos 60 continuou a conceber histórias com comediantes, publicadas na revista Buster em 1964. Mas em 1965 foi-lhe diagnosticado um cancro do pulmão, acabando por falecer.

Muitos dos seus trabalhos foram publicados em Portugal, na revista Mosquito, sendo considerado um dos grandes artistas que foram publicados nas páginas desta mítica revista portuguesa.

Capa do livro sobre o autor.Em 1983 foi publicada pela Midas Books uma monografia inteiramente dedicada ao artista, da autoria de Alan Clark e David Ashford, da qual retirámos muitas das informações aqui referidas.

Os originais aqui mostrados são em número de quatro, nem todos completos, já que alguns ainda apresentam esboços a lápis.

O primeiro pertence à série Lizzie and her comical Courtiers, que terá sido publicado na revista Jester, muito embora na parte de trás da tira surja a inscrição, a lápis, Tip Top 7 ¾. É constituído por 4 vinhetas, numeradas 6045, 6046, 6047, 6048, não possuindo qualquer assinatura. Há traços a lápis azul no corpo do cavalo, e manchas de cola na 4ª vinheta, tendo alguns rasgões nas 3ª e 4ª vinhetas. A dimensão da mancha é de 39,1 x 7,5 cm e a do papel é de 39,9 x 8,2 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar esta tira de «Lizzie and her comical Courtiers».


Os restantes originais pertencem a Marmy and his Ma (por vezes surgindo com a indicação Merry Moments with Marmy and His Ma), que terão sido publicados na revista Wonder.

A primeira tira possui 3 vinhetas. A primeira tem uma boa parte esboçada a lápis, pouco visível na digitalização; a segunda aparenta estar completa, e a terceira tem alguns desenhos a lápis, estando a esquadria de todas as vinhetas desenhada igualmente a lápis. A dimensão da mancha é de 34,5 x 7,5 cm e a do papel é de 36,5 x 9,5 cm, aproximadamente.

A segunda tira possui duas vinhetas completas, com esquadria, mas com alguns traços a lápis. A mancha tem 23,3 x 7,6 cm e o papel 24,5 x 9,6 cm. A terceira tira é constituída por três vinhetas, estando a primeira e a segunda aparentemente completas e a terceira com alguns desenhos a lápis. A esquadria está igualmente traçada a lápis. A dimensão da mancha é de 30,1 x 7,7 cm e a do papel é de 31,6 x 9,1 cm, aproximadamente. Nenhuma das tiras está assinada.



Clique para aumentar esta tira de «Marmy and his Ma».

Clique para aumentar esta tira de «Marmy and his Ma».

Clique para aumentar esta tira de «Marmy and his Ma».


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com