quinta-feira, julho 26, 2007

Jeff Hawke, de Sydney Jordan

Jeff Hawke, da autoria de Sydney Jordan, surgiu a 15 de Fevereiro de 1954 nas páginas do jornal britânico Daily Express, mantendo-se aí até 5 de Maio de 1975, muito embora o verbete na Wikipedia aponte outras datas, e o sítio dedicado à personagem aponte como última tira a H6412, com o ano de 1976, quando o autor abandonou a série para criar Lance McLane para o jornal escocês Daily Record, tendo a tira sofrido alterações em 1977, a partir da altura em que a série passou a ser distribuída por uma agência nos Estados Unidos, apresentando-se Hawke inicialmente como Lance McLane (editado em Portugal pelo Mundo de Aventuras).

A informação obtida sobre o personagem é bastante díspare nas várias fontes que consultei sobre o assunto, já que numa outra página consegui obter as datas de publicação dos episódios, e estes referem ainda a tira H6413 como sendo de 1 de Novembro de 1975, para além de ainda apresentarem o episódio intitulado Heir Apparent com as tiras 6414 a 6487.

Reprodução da capa da revista «Espaço» número 21, dedicada a uma aventura do personagem.Para além da confusão de datas, fica o registo desta excelente série de ficção científica, que curiosamente obteve maior sucesso em países não anglófilos, como foi o caso dos países nórdicos, de Itália, Espanha e Portugal, onde se publicou em diversas revistas, principalmente nas editadas pela Agência Portuguesa de Revistas, como o Mundo de Aventuras e a colecção Espaço, sob a designação Falcão do Espaço.

Se no início tanto o argumento como os desenhos foram da autoria de Sydney Jordan, a partir de certa altura os episódios passaram a ser escritos por Willlie Patterson (numa colaboração que se estendeu até 1969), verificando-se a participação de Nick Faure no desenho a partir desse ano e, esporadicamente, de Martin Ashbury, para além de Brian Bolland e Paul Neary já na última fase.

Este piloto da força aérea britânica, como tinha sido concebido inicialmente, era um personagem que apresentava muitas semelhanças com outros heróis deste género de aventuras, sofrendo uma grande alteração desde que se iniciou a participação de Patterson, dando-lhe um cariz mais adulto, ganhando o desenho um maior contraste entre brancos e negros, até ao abandono do argumentista, altura em que o declínio começou a acentuar-se.

Fotografia de Sydney JordanSydney Jordan não havia começado a sua carreira com este herói; no início trabalhara como assistente de Len Fullerton em Dora, Toni and Liz, criando um personagem de ficção científica intitulado Orion. Após ter abandonado Dundee por Londres, onde ingressou na agência Man’s World, criou Dick Hércules, e resolveu apresentar o projecto de Orion ao jornal Daily Express, onde o aconselharam a fazer do principal personagem um piloto da força aérea britânica. O que deu azo ao surgimento de Jeff Hawke.

Houve muitas edições dos diversos episódios da série, embora em Portugal, infelizmente, a reedição de clássicos continue a ser demasiado esporádica para que seja digna de menção, aparte alguns álbuns pela editora Futura há já alguns anos a esta parte. Mas noutros países, como por exemplo em Itália, podem ser adquiridas diversas reedições da série.

O original aqui apresentado não possui data, como é hábito nas tiras britânicas, possuindo o número H2586, pertencendo portanto ao episódio The Gamesman, publicado entre 14 de Julho e 23 de Setembro de 1962. Na parte de trás da tira está escrita pela mão de Sydney Jordan esta mesma indicação, como se pode observar pela imagem. Na parte da frente surge igualmente a assinatura do autor, por baixo da última vinheta. A dimensão da mancha é de 38 x 10,4 cm e a do papel é de 42 x 14 cm, aproximadamente. O desenho apresenta alterações feitas com tinta branca.




Clique para aumentar

Reprodução da inscrição no verso da tira.


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com