terça-feira, junho 26, 2007

Texas Slim, de Ferd Johnson

Texas Slim fez a sua estreia em 1925, a 30 de Agosto, no The Chicago Tribune, enquanto página dominical. O seu autor, Ferd Johnson (1905-1996), começara a trabalhar para o jornal em 1922, tendo-se tornado assistente de Frank Willard em Moon Mullins, para o qual coloria as páginas dominicais. Sete anos mais tarde terá criado uma nova série, intitulada Lovey-Dovey.

Mas só nos anos 40 é que Texas Slim veio a atingir algum sucesso, sendo ressuscitada após ter terminado em 1928, mas agora sob a designação Texas Slim & Dirty Dalton, muito embora tenha surgido durante algum tempo como série secundária a Lovey-Dovey, publicando-se na parte superior da principal, naquilo a que os norte-americanos chamam «topper». A sua existência terminou em 1958, quando Frank Willard faleceu e Johnson assumiu a responsabilidade por Moon Mullins até 1991, sendo mais tarde assistido pelo seu filho, Tom.

Caracterizando-se pelo seu aspecto humorístico, narrava as aventuras do principal personagem, que trabalhava num rancho, e do proprietário do mesmo, Dirty Dalton, que não possuía muito bom carácter. Já na sua nova fase, a série colocava os dois principais personagens em pé de igualdade, dando no entanto maior destaque ao dono do rancho.

Não tendo atingido sequer a importância suficiente para ser publicada em tiras diárias, nem alcançando um enorme sucesso, apresentava algumas situações engraçadas, colocando alguma ênfase no contraste entre a vida citadina e o dia a dia dos vaqueiros. Chegou a ter reimpressões na revista A-1 Comics.

A página aqui apresentada está datada de 2 de Junho de 1946 e contém a assinatura do autor. A dimensão da mancha é de 58,1 x 25,4 cm e a do papel de 60,1 x 28,1 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com