sexta-feira, junho 29, 2007

Jerry On The Job, de Walter C. Hoban

Jerry on the Job surgiu em 1913, pela mão de Walter C. Hoban, ainda nos primórdios da publicação de quadradinhos nos jornais norte-americanos, surgindo no New York Journal, um dos periódicos de William Randolph Hearst, sendo logo depois distribuído pela King Features Syndicate. Tratava-se, na altura, de uma tira diária, que só veio a ter página dominical em 1921, tendo esta durado apenas até finais dos anos 20.

O principal personagem, Jerry Flannigan, tinha a aparência física de uma criança, de reduzida altura e uma cabeça bastante grande para a dimensão do resto do corpo, muito embora apresentasse já capacidades dignas de um adulto, como ser capaz de desempenhar uma série de profissões e viver uma vida independente de relações parentais, que iam desde trabalhar como paquete num escritório, empregado numa loja e até de lutador, saltitando de emprego em emprego e gerando uma série de situações humorísticas devido à sua reduzida estatura.

Após o regresso de Hoban do serviço militar prestado durante a I Guerra Mundial, período em que a série esteve interrompida, Jerry passou a trabalhar numa estação da caminhos de ferro, sob a supervisão de um personagem intitulado Mr. Givney, desempenhando uma multiplicidade de tarefas, entre as quais se destacava o acompanhamento de diversas excentricidades do chefe da estação, de que o episódio do original aqui incluído é um bom exemplo.

Mas uma das principais características desta série foi a inclusão de atitudes exageradas, que se traduziam em desmaios e quedas, como reacção emotiva a situações inesperadas ou surpreendentes, principalmente no caso de Mr. Givney, que veio trazer inovação aos desenhos, tal como o foram a inclusão de frases humorísticas espalhadas pelos desenhos (como o exemplifica a frase «Drop coins here» por cima de uma ranhura na parte lateral do cofre na vinheta nº7), e que mais tarde se tornaram habituais em muitas outras séries, tanto nos Estados Unidos como em outros países.

A popularidade de Jerry trouxe consigo o acesso ao cinema, através da realização de diversos episódios de cinema de animação, que se iniciaram com Jerry Ships a Circus, em 1916, e que se prolongaram até 1920.

Walter C. Hoban, nascido em Fidadélfia, na Pensilvânia, em 1890, começara a sua carreira como aprendiz de jornalista no diário Philadelphia North American, tendo começado por desenhar gags humorísticos relacionados com o desporto. Em 1912 passou a trabalhar para o New York Journal, para a qual criou Jerry on the Job. Já nos anos 30 terá criado outras séries, que no entanto não obtiveram grande adesão do público, o que levou o seu autor a desistir dos quadradinhos e a trabalhar para publicidade, até à sua morte em 1939. Algumas das suas tiras podem ser vistas aqui

O original aqui reproduzido é a metade inferior de uma página dominical, estando as vinhetas numeradas de 7 a 12. A assinatura Hoban surge na última vinheta, mas não apresenta data de publicação, supondo-se que terá sido publicado em 1927, como aparece escrito a lápis, na parte de trás da folha. A dimensão da mancha é de 47,1 x 26,9 cm e a do papel é de 50,3 x 28,4 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com