sábado, junho 16, 2007

Hagar the Horrible

Hagar the Horrible nasceu pela mão de Dik Browne e foi publicado pela primeira vez a 4 de Fevereiro de 1973 em 136 jornais norte-americanos, distribuído pela King Features Syndicate.

Sendo uma série humorística, as suas tiras e páginas dominicais apresentam uma situação cómica sem continuidade, representando a vida de um guerreiro Viking que se mostra constantemente insatisfeito com a sua vida quotidiana e a sua vida familiar. O seu trabalho é, obviamente, andar constantemente envolvido em pilhagens, mas no fundo o autor pretendeu representar o dia a dia de um simples cidadão da classe média que habita nos subúrbios de uma grande metrópole e que se vê a braços com uma mulher que lhe faz as mais naturais solicitações e que não o deixa preguiçar em paz ou sair com os amigos para uma noite de «copos», como seria o seu desejo, sem que isso dê azo às mais diversas discussões, uma filha adolescente, com os característicos problemas dessa fase, para além da necessidade de prover o sustento da família e ver-se confrontado com modas, com a necessidade de melhorar o seu lar e apetrechá-lo com os mais recentes e (in)dispensáveis aparelhos modernos.

É, por este mesmo motivo, recheada de deliciosos anacronismos, que contribuíram decisivamente para o sucesso que obteve ao longo dos anos, e o universalismo das situações apresentadas certamente terá feito com que, hoje em dia, se publique em mais de 2000 jornais de todo o mundo, para além de ter sido editado em livro nas mais diversas línguas.

Uma fotografia de Dik BrowneDik Browne (Richard Arthur Allan Browne, nascido em 1917 e falecido em 1989) estreou-se no mundo dos quadradinhos por alturas da II Guerra Mundial, escrevendo uma série para um periódico militar, tendo antes realizado ilustrações para o jornal The New York American e para a revista Newsweek. Em 1954, criou Hi and Louis, com Mort Walker (conhecido pela série Beetle Bailey), sendo Browne responsável pelos desenhos e Walker pelo argumento. Quer esta série, quer Hagar valeram-lhe por diversas vezes o prémio da National Cartoonist Society, o Reuben Award, bem como o Elzie Segar Award.

Após a sua morte, em Sarasota, na Florida, a série passou para as mãos do filho Chris Browne, pela qual é ainda hoje responsável.

Quanto a Hi and Louis, o desenho passou para as mãos de um outro filho de Dik, Robert "Chance" Browne, e o argumento passou a estar a cargo de Brian e Greg Walker, filhos de Mort Walker, sendo igualmente publicado actualmente.

A tira aqui apresentada está assinada por Dik Browne e apresenta a data de 10 de Novembro de 1986. A dimensão do papel é de 33,5 x 10,3 cm e a da mancha de 32,9 x 9,4 cm, aproximadamente. O © é da King Features Syndicate.

Clique para aumentar

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com