segunda-feira, setembro 04, 2006

Humphrey

Humphrey, de seu nome completo Humphrey Pennyworth, surgiu como personagem secundário na série Joe Palooka, que em Portugal ficou conhecida como Zé Sopapo, de Ham Fisher, em Dezembro de 1947, na revista dedicada ao herói principal. No entanto, a sua popularidade rapidamente o conduziu ao estrelato e à publicação das suas aventuras em título próprio, o que aconteceu entre 1948 e 1952.

Caracterizando-se pela sua gordura, mas também pelo seu bom coração e por alguma excentricidade, das histórias que protagonizava não poderiam de modo algum estar ausentes doses maciças de hambúrgueres, de cachorros quentes e de refrigerantes, que devorava com avidez e que provocavam alguma hilaridade, a isto se juntando uma certa tendência para se envolver em situações desastrosas.

Capa do Condor Popular dedicada ao personagemEste personagem surgiu em Portugal como secundário em algumas aventuras de Zé Sopapo, mas também de forma autónoma, nomeadamente na revista de formato reduzido Condor Popular, sob a designação de Humberto.

Um dos desenhadores que se encarregou da arte nestas aventuras foi Al Avison, nascido nos Estados Unidos em 1920, que trabalhou para a editora Marvel durante a chamada época de ouro dos comics norte-americanos. Para esta editora criou um super-herói intitulado The Whizzer, com reduzido sucesso, diga-se, tendo igualmente trabalhado nas aventuras de Captain America por volta de 1942. Vale a pena destacar também o seu trabalho para a editora Harvey até meados dos anos 50, em séries como Casper the Friendly Ghost (Gasparzinho), Captain Freedom, Joe Palooka, The Green Hornet, e Humphrey, entre outras.

A página aqui representada pertence a uma história composta por duas páginas, cujos originais possuo, publicada no número 22 de Humphrey Comics em 1952, e intitulada False Alarm. Esta primeira página apresenta uma zona em branco, de onde terá caído o logótipo destas aventuras em acetato, entretanto perdido. A mancha tem a dimensão de 45,3 x 30,6 cm e a página de 50,5 x 35,5 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com