domingo, junho 11, 2006

Woody Forrest, de Henry Boltinoff

Henry Boltinoff nasceu na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 1914, vindo a falecer em 2001, tendo desenhado diversas séries para a DC, nomeadamente sob a forma de comic-books, sobretudo entre as décadas de 40 e 60 do século passado.

Tendo começado a trabalhar ainda antes de atingir a idade adulta para o jornal New York American a partir de 1933, foi quatro anos depois que começou a trabalhar como artista freelance para diversas publicações, integrando o pessoal da DC a partir de 1940. Para esta editora, criou diversas tiras cómicas ou histórias de 2 ou 3 páginas, que mais tarde foram crescendo em número de páginas (daí que o seu irmão, Murray Boltinoff, tenha acabado por igualmente integrar a sua equipa), sempre num estilo caricatural, as quais foram sendo publicadas nos diversos títulos da editora. Apenas uma das séries que criou chegou a ter as honras de título próprio: Dover & Clover, um par de gémeos detectives cuja semelhança dava azo a diversos episódios cómicos. Algumas destas séries acabaram por chegar até nós via Brasil, surgindo em publicações sobretudo da Rio Gráfica e Editora ou das Edições O Cruzeiro. Mais tarde, outras editoras brasileiras surgiram a dar continuidade a alguns dos títulos.

Henry BoltinoffAs suas histórias foram sendo publicadas até aos anos 70, trabalhando igualmente para Harvey Comics ou Fawcett Publications. Aos poucos e poucos, as revistas humorísticas da DC foram desaparecendo do mercado, e com elas o trabalho de Boltinoff. Daí que o desenhador tivesse sempre tentado lançar séries em tiras destinadas aos jornais, como Woody Forrest, que narrava as aventuras do guarda florestal do mesmo nome, para a distribuidora Conley Feature Syndicate, e Nubbin para a King Features Syndicate.

A National Cartoonists' Society acabou por reconhecer o seu trabalho, premiando-o por duas vezes, uma como cartunista e outra pelo seu trabalho nos comic-books.

A tira aqui apresentada está datada de 24 de Agosto de 1959, e apresenta o título e a assinatura do desenhador no canto superioe esquerdo, a azul, que não transparece na digitalização do original. Destinar-se-ia ao logótipo da série. A dimensão da mancha é de 35,5 x 12,3 cm e a do papel de 43,4 x 19,1 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com