sexta-feira, junho 16, 2006

Rugrats

Rugrats nasceu como série de animação, antes de surgir também como tira diária e página em quadradinhos em revistas e nos jornais norte-americanos, à semelhança de muitas outras, como os Muppets, Sesame Street (a «nossa» Rua Sésamo, que também teve uma revista em Portugal, na qual participou José Abrantes), Star Trek, Star Wars, Teenage Mutant Ninja Turtles (as «nossas» Tartarugas Ninja), The Simpsons, ou até mesmo Espaço 1999, embora algumas destas fosse de imagem real. Estreou-se em 1991, num canal de cabo primordialmente destinado a crianças, o Nickelodeon, com produção de Gabor Csupo e Arlene Klasky, surgindo sob a forma de longa-metragem em 1998, com novas versões em 2000 e 2003.

A sua duração sob a forma de quadradinhos decorreu entre 5 de Maio de 1998 e 3 de Maio de 2003, muito embora Rugrats tivesse surgido na revista Nickelodeon em 1993, dela se tendo encarregado diversos argumentistas e desenhadores, entre os quais Scott Gray, Scott Roberts, Steve Crespo, Gary Fields ou Kyle Baker. Era distribuída pelo Creators Syndicate, e destinava-se tanto a um público infantil como a uma audiência mais adulta.

Scott Roberts, nascido em 1956, foi, como acima assinalámos, um dos desenhadores na sua vertente de tira diária e página dominical, criando os desenhos a lápis que seriam frequentemente passados a tinta por outros artistas, sendo também autor de um comic-book intitulado Patty Cake & Friends.

A página que aqui colocámos apresenta a sua assinatura, estando datada de 1 de Abril de 2001. A dimensão da mancha é de 37 x 25,3 cm, e a do papel é de 43,1 x 28,1 cm, aproximadamente. Não contém o nome da série, que seria policopiado e posteriormente colado no original, figurando no espaço a ele destinado a assinatura do desenhador. Na última vinheta, surgem as assinaturas de Roberts (autor dos desenhos a lápis) e de Will Blyberg (que passou os desenhos a tinta).


Clique para aumentar


Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com