domingo, maio 21, 2006

R.F.D.

R.F.D. é o título de uma série de quadradinhos que foi originariamente publicada num jornal local de New Hampshire, nos Estados Unidos, até a distribuidora King Features Syndicate a ter começado a distribuir em todo o país a partir de 1992, situação que se mantém até ao presente.
O seu autor, Mike Marland, é natural daquele estado, onde ainda habita, tendo começado a sua vida profissional numa cidade chamada Lisbon, passando pouco tempo depois a desenhar para o jornal local The Courier. Só em 1987 é que passou a trabalhar a tempo inteiro nos cartoons, nomeadamente para o jornal Concord Monitor, alguns dos quais lhe valeram já enorme polémica, sobretudo quando decidiu retratar o presidente Bush numa pose relacionada com a tragédia de 11 de Setembro.

Mike MarlandR.F.D. (que significa Rural Free Delivery, uma espécie de distribuição gratuita para as zonas rurais mais recônditas dos Estados Unidos) surgiu como tira diária no já mencionado The Courier, depois no The Union Leader, até atingir a distribuição nacional, sendo actualmente publicada apenas semanalmente. Relata a vida de uma família que vive e trabalha numa quinta, numa comunidade rural, um tipo de experiência bem conhecida do seu autor. Numa página de Internet, Marland relata a maneira como concebe e desenha a tira. O seu trabalho vai para além do desenho, sendo conhecida a sua faceta de argumentista da série Barney Google & Snuffy Smith a que aqui já nos referimos anteriormente.

A tira aqui apresentada está assinada pelo autor e é datada de 26 de Fevereiro de 2001, nela figurando uma das principais personagens. O © é da King Features Syndicate. A dimensão da mancha é de 38,5 x 11,7 cm e a do papel de 43 x 17,9 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com