segunda-feira, maio 15, 2006

Flop Family

A série Flop Family, constituída por tiras diárias que continham em si mesmas uma piada (one gag strip) e cuja história não tinha continuidade, a não ser pela permanência das personagens, como acontece com muitas das tiras norte-americanas, numa tradição pouco utilizada em Portugal, foi bastante popular nos Estados Unidos desde o seu aparecimento sob a forma de página dominical, com o título Dad’s Family (em 1943), passando rapidamente para a forma de tiras diárias a partir de 1945 (a página dominical terá desaparecido em 1966), com distribuição da King Features Syndicate, tendo durado até 1981, ano da morte do seu autor.

O seu autor, George Swanson, nascido em 1897 e falecido em 1981, tinha-se estreado com séries como Salesman Sam, em 1920, High-Pressure Pete, e Elza Poppin para a Newspaper Enterprise Association, mas foi com Flop Family que conseguiu obter o sucesso que não havia conseguido anteriormente.

O seu estilo aproxima-se do cartoon, abandonando ao longo dos anos algumas das características típicas de anos anteriores, tais como os saltos para trás que a principal personagem dava como reacção às situações com que se confrontava, mantendo-se ainda assim alguns resquícios dessas soluções, por exemplo na deslocação do chapéu e do charuto da última vinheta desta tira, algo que era habitual nas tiras cómicas.

Creio que terá sido publicada em Portugal, muito embora não me recorde em que títulos.

A tira aqui apresentada possui o © da King Features Syndicate, está datada de 11 de Janeiro de 1975, e apresenta a assinatura do autor, SWAN. A dimensão da mancha é de 43,2 x 12,6 cm e a do papel é de 48,1 x 15,5 cm, aproximadamente.



Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com