sexta-feira, abril 07, 2006

Casey Ruggles

Nascido a 12 de Dezembro de 1925, em Fresno, Warren Tufts começou por fazer rádio numa estação da Califórnia, o estado onde nasceu, mas existem muitas dúvidas acerca da data correcta da sua morte; enquanto algumas fontes apontam o ano de 1979, como é o caso da Wikipedia, outras ainda avançam o ano de 1982, embora ambas sejam unânimes em relatar as circunstâncias, um acidente de aviação com um aparelho por ele concebido. Mas as suas actividades também passaram pelo cinema, onde desempenhou diversas tarefas, desde a criação de argumentos, de storyboards, de layouts, até à produção, animação ou mesmo locução.

O seu nome será sobretudo recordado pela autoria da série Casey Ruggles, para a United Feature Syndicate, que surgiu em página dominical a 22 de Maio de 1949, seguindo-se as tiras dominicais a partir de 19 de Setembro desse ano. A acção decorria no oeste californiano, por altura da corrida ao ouro. O principal personagem era um ex-militar, que seguira uma carreira de aventuras de onde não estavam ausentes belas mulheres e cujo estilo se aproximava bastante do de Alex Raymond ou Hal Foster, duas das suas fontes de inspiração. Mais tarde seguiu-se um desentendimento com a editora/distribuidora, que levou ao abandono da série, a partir de 1954, sendo esta entregue a Al Carreño, decaindo a sua qualidade ao ponto de ser finalmente extinta em Outubro de 1955. Esse desentendimento ter-se-á devido ao facto de ter havido uma proposta para criar uma série de televisão, aproveitando a sua enorme popularidade junto dos leitores, hipótese que foi liminarmente rejeitada pela distribuidora e proprietária de Casey Ruggles, a United Feature, receando uma diminuição da sua aceitação.

Capa de uma reedição norte-americana das tiras diárias de Casey RugglesTufts formou a sua própria distribuidora, para a qual criou Lance, uma espécie de sucedâneo de Casey Ruggles, em páginas dominicais, entre 1955 e 1960, que teve também tiras semanais a partir de 1957. A partir de 1960 dedicou-se a desenhar para diversas editoras como independente.

Capa de uma das edições de «comic-books» australianos dedicados ao personagemO seu estilo era bastante perfeccionista, o que o levava a atrasar-se frequentemente nas entregas, sendo assistido por diversos desenhadores, como Al Plastino, Alex Toth, entre outros.

Reeditada em diversos países, desde a Austrália a França, continua a merecer enorme consideração, e a sua presença em publicações actuais, como a Comics Revue, ainda decorre actualmente. Capa de uma das reedições francesas das tiras diáriasEm Portugal, foram sobretudo as aventuras de Lance que surgiram em revistas como o Mundo de Aventuras.

A tira aqui apresentada está assinada e datada de 10 de Janeiro de 1950, possuindo o © da United Feature Syndicate. A dimensão da mancha é de 49,1 x 13,3 cm e a do papel é de 51,4 x 15,3 cm, aproximadamente.




Clique para aumentar


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com