quarta-feira, abril 19, 2006

Barney Google

A série Barney Google é uma das com maior longevidade no panorama dos quadradinhos que se publicam nos jornais norte-americanos. Surgida a 17 de Junho de 1919, através da King Features Syndicate, pela mão de Billy DeBeck, com o título Take Barney Google, F'rinstance, que depressa passou para o título definitivo, começou por ser uma série sobre desporto, já que o principal personagem era viciado em corridas de cavalos, combates de boxe e outros eventos no género, de que não estavam ausentes as partidas de cartas, para grande contrariedade da mulher, que não deixava de o admoestar frequentemente por esse motivo, sendo publicada nas secções de desporto de periódicos como o Chicago Herald-Examiner. Em 1922, passou a figurar um outro personagem, Spark Plug, um cavalo, que contribuiu para dar um muito maior sucesso a Barney Google, que até então gozava de alguma indiferença por parte dos leitores.

Já em 1934, entrou Snuffy Smith, um habitante das montanhas do estado da Carolina do Norte, onde Google acabou por ir parar nas suas aventuras. A popularidade deste tipo de personagens (como acontecia com Li'l Abner, de Al Capp, a que aqui já nos referimos) ere enorme e este novo tipo foi ganhando cada vez maior proeminência na série, até que, nos anos 50, Barney acabou por praticamente desaparecer, surgindo apenas esporadicamente, ficando Snuffy dono e senhor das aventuras daí por diante, até aos dias de hoje, alterando-se o nome para Barney Google & Snuffy Smith.

Devido à morte de DeBeck em 1942, a continuidade foi assegurada por Fred Lasswell, seu assistente de há longa data, que a desenhou até 1988, tendo ganho um Ruben Award em 1963 pelo seu trabalho, e nesse ano foi a vez de o assistente de Lasswell, John Rose, passar a escrevê-la e desenhá-la.

Foi reeditada em algumas revistas, nomeadamente pela Dell, nos anos 40, e por outras editoras nas décadas seguintes, e ainda hoje se publica, com uma significativa distribuição pelos jornais dos Estados Unidos, mas também fora daquele país.

A página dominical aqui apresentada está datada de 22 de Julho de 2001, e possui a assinatura do actual autor, John Rose. A dimensão da mancha é de 39,3 x 27,1 cm e a do papel de 43,2 x 28,4 cm, aproximadamente. O © pertence à King Features Syndicate.



Clique para aumentar

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com