quarta-feira, março 08, 2006

Vartan

Sergio Angiolini foi um dos desenhadores italianos que se dedicaram aos quadradinhos eróticos de qualidade discutível (à semelhança de artistas como Leone Frollo e o Milo Manara dos primeiros tempos), muito populares em Itália, e que alcançaram algum sucesso de vendas em Portugal na década de 70, praticamente desaparecendo das bancas após esta época, tornando célebres as aventuras eróticas de Branca de Neve, Lucifera, Belzeba, e muitas outras heroínas dos fumetti.

Angiolini nasceu em Milão em 1920, começando por trabalhar em ilustração e em cinema de animação nos anos 40, para na década seguinte criar Chicchirichì, passando aos quadradinhos eróticos nos anos 60 com Isabella, e posteriormente Vartan, Una, Belzeba e La Poliziotta, vindo a falecer em 1985.

Os quadradinhos destinados e um público adulto obtiveram enorme sucesso em Itália a partir de 1966, surgindo títulos como Diabolik, Kriminal, Satanik, Sadik, alguns deles chegando até nós por via de edições brasileiras, mas foi com Isabella, Duchessa dei Diavoli, a primeira publicação erótica em formato de bolso para adultos, que nasceu a indústria dos quadradinhos eróticos (que possuíam por vezes um cariz pornográfico), caracterizando-se porém pela sua baixa qualidade, e que posteriormente deram lugar a obras individuais, com muito maior qualidade, como as de Milo Manara e Guido Crepax ou, mais recentemente, Vittorio Giardino.

Vartan, uma bela pistoleira loira do oeste americano, de seios fartos, lábios carnudos e silhueta sensual, é criada em 1968 para a editora Furio Viano, a partir de uma ideia de Renzo Barbieri, prosseguindo as suas aventuras até 1977. O seu envolvimento nas mais diversas aventuras não dispensava bastante erotismo e era notório o relacionamento da personagem com os seus parceiros masculinos.

A página aqui apresentada pertence a Vartan, apresentando oito vinhetas montadas numa página, tendo sido publicada em Kid West, número 17, sendo a página 80 desta publicação. As vinhetas não estão datadas nem assinadas. Cada vinheta mede cerca de 15,8 x 10,8 cm, e a página, no total, tem as seguintes dimensões: 47,5 x 34,5 cm.






Etiquetas: , , , , ,

Get Free Shots from Snap.com