domingo, março 19, 2006

Giovanni Scolari

Giovanni Scolari nasceu a 26 de Novembro de 1882, em Brescia, Itália, vindo a falecer neste mesmo país, na cidade de Milão, a 25 de Março de 1956. A sua participação na realização de histórias de quadradinhos ocorreu sobretudo no período anterior à II Guerra Mundial, tendo iniciado a sua carreira noa anos 30, trabalhando para a editora Mondadori, onde criou a conhecida saga Saturno contro la terra, com argumentos de Federico Pedrocchi, a qual foi publicada em diversas revistas, desenhando ainda histórias como La Galea Dalle vele d'Argento ou Nelle viscere della Terre.

Após o fim do conflito mundial a que acima nos referimos, criou ainda Un Uomo contro il Mondo, baseando-se em argumentos de Mario Gentilini e Cesare Zavattini.

A página aqui apresentada não está datada nem assinada, mas datará provavelmente de 1939, constituindo a página 4 da história Il Raggio Mortale, que integra o 2º episódio de I Conquistatori del Tempo, tendo sido publicada no Albo d'Oro de 1948. O traço é fino, e o estilo do desenho aproxima-se bastante de outros clássicos muito populares na altura, com uma dimensão fantástica, lembrando as séries Flash Gordon ou Brick Bradford. Não conheço nenhuma publicação de série no nosso país.

As suas dimensões são de 45 por 30 cm para a mancha e de 50 por 35 cm para o papel, aproximadamente.






Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com