sábado, fevereiro 11, 2006

Tailspin Tommy

A série Tailspin Tommy, dedicada a um herói de aviação, uma temática muito frequente na altura, estreou-se como tira diária em Abril de 1928, sendo seus autores o desenhador Hal Forrest e o argumentista Glen Chaffin, e era propriedade do Bell Syndicate. Um ano mais tarde, a 20 de Outubro de 1929, surgiria a página dominical e pouco tempo depois o argumento passaria igualmente para a responsabilidade do desenhador.

As séries dedicadas ao tema da aviação tiveram grande sucesso durante vários anos, inspiradas provavelmente no histórico voo de Lindbergh, e terão estado na origem do aparecimento de Scorchy Smith ou Brick Bradford, a quem nos referiremos num próximo post, mas foi Tailspin Tommy a primeira a surgir totalmente dedicada a esta temática, possuindo no entanto um carácter mais informativo e didáctico do que assumindo a forma de série de aventuras.

Primeiramente publicada em apenas quatro periódicos, rapidamente se expandiu até atingir cerca de 250 jornais nos Estados Unidos, tendo havido diversas reedições, nomeadamente nos famosos Big Little Books, e de ter ainda existido um programa de rádio dedicada a esta série, para além de um filme datado de 1934, numa série de 12 episódios, mas que não obteve grande sucesso, sendo, no entanto, o primeiro sobre um personagem proveniente dos quadradinhos.

A revista Famous Funnies também se encarregou de colocar as aventuras do personagem nas suas páginas e, mais tarde, a editora Dell Comics deu-lhe igualmente algum destaque sob a forma de reimpressões em diversas publicações.

Tendo terminado a sua publicação em 1942, Tailspin Tommy foi reeditado pela United Feature. Não conheço nenhuma publicação em Portugal que tenha editado as suas aventuras.

A tira aqui apresentada está assinada por Hal Forrest, e está datada de 30 de Agosto de 1939, apresentando © da United Feature Syndicate. A dimensão da mancha é de 56,5 x 14,6 cm e a do papel de 58,3 x 17,2 cm, aproximadamente.





Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com