terça-feira, fevereiro 28, 2006

Skit Skat and the Captain

De entre as diversas edições europeias dedicadas à mais famosa personagem criada por Walt Disney, o rato Mickey, cuja primeira publicação terá ocorrido em Itália, em 1932, é de salientar, pela sua qualidade e pelos artistas que nela trabalharam, a edição britânica, surgida a 8 de Fevereiro de 1936 e que terá durado até 28 de Dezembro de 1957, num total de 920 números, tendo a primeira edição vendido mais de meio milhão de cópias.

Entre os desenhadores que aí trabalharam, gostaria de salientar aqui Basil Reynolds, um dos mais jovens criadores a trabalhar em quadradinhos para os jornais. Quando a revista Mickey Mouse Weekly se estreou, Reynolds estava entre os seus colaboradores, tendo criado a série Skit Skat and the Captain, que obteve de imediato um enorme sucesso.

A série acima referida, de que aqui apresento um original, continha as aventuras de um rapazito e do seu amigo capitão, que se envolviam nas mais estranhas aventuras, de onde não estavam ausentes alguns elementos fantásticos, e cujo desenho, de estilo caricatural, possui ainda a característica de ser pintado em tonalidades de cinzento. Desconheço se terá sido publicado em Portugal, por exemplo na revista Mickey d'O Primeiro de Janeiro, mas o estilo assemelha-se a algumas ilustrações que surgiram, mais tarde, na primeira série da publicação O Falcão.

O original foi desenhado em cartão grosso, possuindo, numa zona lateral, a lápis, a indicação Mickey Mouse Weekly Dec 24th No. 151, Page 5 e data de 1938, não apresentando assinatura do autor. A dimensão da mancha é de 40 x 30,6 cm, e a do papel de 53,3 x 36,5 cm, aproximadamente.




Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com