quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Desenhadores das Filipinas

Alguns dos desenhadores mais conhecidos por publicarem nos Estados Unidos são de origem filipina, entre os quais Alfredo P. Alcala, Nestor Redondo, Alex Niño ou Steve Gan, de que podemos apreciar alguns trabalhos no The Philippine Comics Art Museum Online. Este post é dedicado aos trabalhos de três desenhadores de origem filipina: Ruben "Rubeny" Yandoc, Emil Rodriguez e Federico Javinal. Todas as páginas apresentam texto escrito na língua oficial das Filipinas, o filipino, muito embora haja quem considere dever ser esta o Tagalog.

Rubeny tornou-se conhecido no mundo dos comics na década de 60 do século passado, tendo trabalhado nos Estados Unidos em publicações como GI Combat, Ghosts, House of Mystery, House of Secrets, Sgt. Rock e Weird War Tales. O original aqui apresentado data de 1961, e pertence a uma adaptação da Bíblia, mais concretamente do Livro de Daniel. As suas dimensões são de 37 por 26,4 cm para a mancha e 38,9 por 28,9 cm para o papel, aproximadamente.





Emil Rodriguez terá sido um dos primeiros artistas oriundo das Filipinas a emigrar para os Estados Unidos e a conseguir obter sucesso no universo dos quadradinhos, tendo trabalhado para a Dell ou a Gold Key ainda nos anos 60. Na sua terra natal, é mais conhecido pelas ilustrações que realizou de episódios bíblicos que foram publicados em títulos como Kenkoy Komiks, em finais dos anos 50. Os dois originais aqui apresentados pertencem a esta fase e ilustram a história bíblica de Ester. As dimensões de ambos são idênticas: 31,4 por 23,2 cm para a mancha e 35,5 por 26,3 cm para o papel, aproximadamente.







Federico C. Javinal ter-se-á estreado em 1955 na revista Bulaklak Komiks, tendo posteriormente trabalhado para diversas publicações, entre as quais El Vibora. Foi colaborador de Francisco V. Coching, considerado um mestre e um inspirador de muitos outros desenhadores filipinos. O splash panel aqui apresentado não está datado nem assinado, apresentando unicamente a indicação nº 48 e a data de publicação de 18 de Outubro. As suas dimensões são de 28,8 por 27,8 cm para a mancha e 35,9 por 28,5 cm para o papel, aproximadamente.




Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com