segunda-feira, janeiro 16, 2006

Trading cards

A cartofilia define-se, na língua portuguesa, sobretudo pelo coleccionismo de cartões postais, mas esta actividade pode igualmente envolver outro tipo de cartões.

Em Portugal, existe desde há muito o hábito de colecionar cromos, muito embora a língua ainda não tenha adoptado o termo cromofilia, mas estes carecterizam-se, para além do tamanho, pelo facto de se destinaram a serem colados num álbum, o que não acontece com os chamados trading cards, sobretudo existentes nos Estados Unidos, e cuja origem remonta a cerca de 1887, sendo oferecidos juntamente com maços de cigarros, chás, pastilhas elásticas, etc., focando principalmente figuras do desporto, particularmente do baseball (havendo alguns que chegam a valer autênticas fortunas para os coleccionadores), do cinema ou da televisão, temas da história, e mais recentemente dos comics, quando diversas empresas chegaram à conclusão que os coleccionadores se interessavam por estes objectos e começaram a produzir e a vender colecções de cartões em caixas ou em pequenos envelopes, sortidos, tal como se faz para os cromos, passando então a ser utilizada a designação de trading cards.

Desde a massificação dos comics-books que nos Estados Unidos surgiram indústrias a eles ligadas, tentando tirar partido do seu sucesso junto das crianças e jovens, que, já adultos, se tornariam coleccionadores. Uma dessas indústrias foi precisamente a dos trading cards, frequentemente ligada à das editoras de comics. São já alguns milhares as séries produzidas, algumas actualmente disputadas devido à sua raridade, sobretudo se o seu estado de conservação for particularmente bom. Muitas dessas séries de cartões contêm desenhos feitos especialmente para estes, nunca tendo surgido publicados em revistas. Já numa fase mais recente surgiram os cartões cromados, luminescentes, tri-dimensionais, enfim, um sem-número de novas maneiras de atrair novos coleccionadores. Noutros casos, houve até algumas histórias que eram publicadas no anverso dos cartões, havendo séries temáticas, por autores ou por personagens, de reproduções de capas de revistas ou, tal como a que aqui apresentamos, de autores de comics.

A série de cartões de que podemos ver alguns exemplos foi editada pela Eclipse em 1992, e é intitulada Famous Comic Book Creators Cards, contendo 110 cartões no total, vendidos em caixas de 36 envelopes, cada um contendo 12 cartões. A sua dimensão é de cerca de 8,9 x 6,6 cm, havendo à venda álbuns específicos para aí serem guardados, ou micas plásticas feitas à dimensão dos cartões.




  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  


Etiquetas:

Get Free Shots from Snap.com