quarta-feira, dezembro 07, 2005

Pif, le chien

Foi Jose Cabrero Arnal, nascido em Barcelona em 1909 (e falecido em França em 1982), quem criou o personagem Pif, um cão que se caracterizava pela sua esperteza, bem como o seu companheiro de aventuras, o gato Hercule, que tentava grande parte das vezes pregar partidas a Pif, por vezes com funestas consequências para si mesmo, quando não para ambos.

Cabrero Arnal criou muitas aventuras de quadradinhos, uma das quais, publicada num pequeno álbum em Portugal pelas edições da célebre revista O Mosquito, Guerra no País dos Insectos, é hoje uma raridade bibliográfica para os amantes destas coisas dos quadradinhos. Em 1938, criou as aventuras do cão Top para a revista Pocholo, tendo esta sido a precursora da personagem que mais fama veio a adquirir posteriormente. Tendo combatido na guerra civil de Espanha pelos republicanos, veio depois a refugiar-se em França.

Cabrero ArnalPif le chien surgiu pela primeira vez a 28 de Março de 1945 para o jornal L’Humanité, que era o órgão do Partido Comunista Francês, aparecendo nas páginas na revista Vaillant a partir de 14 de Dezembro de 1952, a cores, depois de aí terem igualmente feito a sua aparição as personagens Placid et Muzo, tendo assumido um enorme protagonismo graças à popularidade que logo granjeou. Mas o volume de trabalho fez com que Arnal entregasse a produção das histórias a diversos desenhadores, cuja lista podemos encontrar aqui.

Em 1969, surge a publicação Pif Gadget, sucedendo a Vaillant, le journal de Pif, intitulando-se originariamente Pif et son gadget surprise. Caracterizava-se por ter como personagem principal o cão Pif, e por trazer pequenas ofertas constituídas por jogos ou outros pequenos objectos, quase sempre para montar, que faziam as delícias dos mais pequenos. Em muitas das suas páginas, tal como nas da revista Vaillant, foram igualmente publicadas as aventuras de Arthur le fantôme, do genial e prolífico criador Cézard, a que oportunamente nos referiremos. A revista ainda hoje se publica, mantendo essas pequenas ofertas aos seus leitores.

Acerca deste conjunto de personagens foi realizado um filme de animação, uma produção francesa datada de 1993, com realização de Bruno Desraisses e Charles de Latour.

A página aqui apresentada foi publicada em Pif Gadget, número 534. Não estando datada nem assinada, tem as seguintes dimensões: 50 por 35,1 cm para o papel e 37,1 por 30,3 cm para a mancha, aproximadamente.




Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com