segunda-feira, novembro 21, 2005

Secret Agent X-9

A série Secret Agent X-9 (Agente Secreto X-9) foi lançada pela King Features Syndicate em 1934 (a 22 de Janeiro), como contrapartida a outras séries de êxito como Dick Tracy, do Chicago Tribune, Dan Dunn ou Red Barry. Para a escrever foi escolhido o escritor policial Dashiell Hammett, e para a desenhar a opção recaiu em Alex Raymond, que veio a ser unanimemente reconhecido como um dos maiores mestres da arte do desenho de histórias aos quadradinhos.

Reprodução de um cartaz da série de 1945Curiosamente, a série não obteve grande popularidade, em parte devido ao facto de não haver uma clara definição do herói como polícia ou agente secreto, mas deu origem a duas séries de episódios no cinema, uma em 1937 e uma outra em 1945, com Lloyd Bridges no principal papel. Em 1939 começou a ser publicada em revistas, embora relegada para uma posição secundária.

Hammett abandonou a série ao fim de pouco tempo, sendo substituído por outro escritor, Leslie Charteris, que se tornou famoso com The Saint (O Santo), cuja colaboração foi também de curta duração.

O próprio Alex Raymond abandonou a tira em 1935, sendo substituído por Charles Flanders, conhecido pelo seu trabalho com The Lone Ranger.

Após algumas outras vicissitudes (entenda-se substituições), em 1940 Mel Graff tomou conta dos desenhos de X-9, e dentro em pouco escrevia igualmente os respectivos argumentos. Foi Graff quem lhe atribuiu o nome de Phil Corrigan e o humanizou, tornando-o, até, um homem casado. Ocasionalmente, foi substituído no desenho por Paul Norris (mais conhecido pelo seu trabalho com Brick Bradford), até finalmente abandonar a série por volta de 1960, quando foi substituído por Bob Lubbers. Al Williamson sucedeu-lhes em 1967, assegurando a continuidade até 1980, período em que o nome da série foi alterado para Secret Agent Corrigan, tendo finalmente terminado a sua publicação a 10 de Fevereiro de 1996.

Existem diversas reedições dispersas por algumas revistas norte-americanas, de que valerá a pena destacar a da publicação Comics Revue.

Em Portugal, alguns dos episódios foram publicados em revistas como o Mundo de Aventuras, Ciclone, Condor Popular, ou outras publicações da PortugalPress, tendo havido uma edição em álbuns das primeiras aventuras pelas Edições 70. A publicação de muitas destas histórias em Portugal pode ser seguida aqui.

A tira aqui representada (© King Features Syndicate) está assinada por Mel Graff e datada de 14 de Fevereiro de 1955. A dimensão da mancha é de 43,7 x 12,4 cm e a do papel de 45,7 x 14,2 cm, aproximadamente.



Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com