sexta-feira, novembro 25, 2005

Francisco Solano Lopez


Francisco Solano Lopez nasceu na Argentina em 1928, na cidade de Buenos Aires, tendo-se estreado a publicar na editora Columba em 1953, com as personagens Perico y Guillermina, com argumento de Roger Plá. Começou igualmente a desenhar para a Editorial Abril, para onde criou uma adaptação de uma obra de Jack London intitulada Frisco Kid, ilustrando diversas outras histórias para argumentos de Héctor Oesterheld.

Em 1957 entra para a Editorial Frontera (alguns historiadores dão-no como co-fundador desta editora), onde ilustra alguns episódios de Ernie Pike, alternando com desenhadores como Hugo Pratt, Jorge Moliterni e José Muñoz, sendo provavelmente El Eternauta, publicado na revista Hora Cero – suplemento semanal, o seu trabalho mais conhecido.

Em 1963 tem início a sua colaboração com a editora britânica Fleetway, que o leva a emigrar para Inglaterra, onde desenha diversas histórias de guerra. Alguns anos depois regressa à Argentina, continuando porém a sua colaboração com a Fleetway, trabalhando na criação de diversas outras histórias, que outros desenhadores passam a tinta sob a sua supervisão, em projectos cuja execução é em muito idêntica ao trabalho em equipa norte-americano.

Desenha então a segunda série de El Eternauta, e, em finais dos anos setenta, um dos melhores exemplares de histórias de ficção científica, com argumento de Ricardo Arnaldo Barreiro, concebendo ainda Historias Tristes para a revista francesa (A Suivre). Com argumentos de Carlos Sampayo, realiza Evaristo em 1984 e, em princípios dos anos noventa, começa a terceira série de El Eternauta, com argumentos de Alberto Ongaro, entre outros trabalhos.

Solano Lopez publicou trabalhos seus também em Espanha e nos Estados Unidos, para a editora Dark Horse.

O original aqui apresentado corresponde a um episódio da série Aguila Negra, cuja acção decorre durante a Segunda Guerra Mundial, com argumento de Ray Collins, e que foi publicada em 1980 pela editora Columba na revista argentina Nippur Magnum. Não estando assinada nem datada, possui as dimensões de 45,5 x 31,1 cm para a mancha e de 32,6 cm x 49,8 cm para o papel, aproximadamente.



Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com