sexta-feira, novembro 18, 2005

Arturo del Castillo

Arturo del Castillo é unanimemente considerado um dos grandes mestres dos quadradinhos, tendo nascido no Chile em 1929, vindo a falecer em 1992 em Buenos Aires. O seu desenho minucioso, de grande rigor técnico, tanto na figura humana como nos cenários e na reconstituição de época deu-lhe uma projecção internacional, muito para além da produção argentina, país onde desenvolveu a sua obra e para onde se deslocou em 1948, muito embora desenhasse para publicações europeias, sobretudo inglesas (para a editora Fleetway), espanholas e italianas.

Algumas das obras mais conhecidas de Castillo são sobretudo aquelas cuja acção decorre no oeste norte-americano, sobretudo Randall The Killer, que começou a desenhar em 1957 para uma revista intitulada Hora Cero, com argumento de Héctor Germán Oesterheld, ou a revista Skorpio, criando ainda muitos outros personagens, como Ringo, Dan Dakota - Lone Gun, Garret (1962 – com argumento de Ray Collins, pseudónimo do escritor argentino Eugenio Zappietro), Dan Dakota, Kendall (xerife de Dodge City), ou Larrigan, tendo muitas destas histórias sido publicadas em Portugal no Mundo de Aventuras.

Mas a precisão do seu trabalho e o seu traço fino a caneta também deu origem a diversas versões desenhadas de histórias inspiradas nas obras de Alexandre Dumas, de que vale a pena destacar O Homem da Máscara de Ferro e, com o seu irmão, Jorge Pérez del Castillo, desenhou a versão desenhada das biografias de Pancho Villa e Emiliano Zapata. Em 1979 é premiado na Bienal Internacional de Córdoba e, em 1980, venceu o prémio Yellow Kid no Festival de Lucca.

A prancha aqui apresentada data de 1962, talvez a sua melhor época. Não está assinada nem datada, mas não é difícil descortinar o minucioso trabalho de traço fino, com o qual obtém perfeitos retratos de personagens e com cuja profusão consegue obscurecer os ambientes. As suas dimensões são de 33,5 x 22,6 cm para a mancha e de 35 x 24,7 cm para o papel.



Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com