segunda-feira, junho 13, 2005

Rantanplan

Rantanplan, apelidado de o cão mais estúpido do Oeste, surgiu pela primeira vez na aventura de Lucky Luke, Sur la piste des Dalton (na tradução portuguesa Na Pista dos Dalton), em 1960, pela mão do grande desenhador a argumentista belga Morris, de seu verdadeiro nome Maurice de Bevere, nascido a 1 de Dezembro de 1923 e falecido a 16 de Julho de 2001. O sucesso do personagem foi enorme, tendo vindo a possuir aventuras próprias em La Mascotte (A Mascote), dando origem a uma série de histórias que Morris acabou por entregar a outros desenhadores, entre os quais se encontram Michel Janvier e Bob De Groot.

Janvier, nascido em 1954, em França, trabalhara desde 1977 como desenhador para diversas publicações e empresas, e, desde 1982 para a editora Dargaud, colaborando no álbum de Lucky Luke Le Ranch Maudit (O Rancho Maldito), em 1986. Até 1997, desenhou nove álbuns da série dedicada a Rantanplan, continuando a desenhar e a publicar, actualmente para a editora Glénat.




Bob de Groot, nascido em 1941 na cidade de Bruxelas, veio a abraçar a carreira da nona arte pela influência de Maurice Tillieux, tendo trabalhado como desenhador para a famosa revista Pilote, a convite de René Goscinny, e também para a Spirou e a Tintin, onde criou as aventuras de Robin Dubois. Mais tarde, abandona o desenho para se dedicar exclusivamente aos argumentos. Colabora com Morris em algumas das histórias de Lucky Luke e de Rantanplan, tendo ganho em 2001 um prémio como melhor argumentista do ano.

Quer Lucky Luke quer Rantanplan são sobejamente conhecidos em Portugal, onde possuem diversos ábuns editados.

As duas meias pranchas aqui apresentadas possuem características distintas. A primeira está desenhada a lápis e assinada por Bob deGroot, possuindo no verso da folha A4 em que está desenhada uma dedicatória («UN BON ANNIVERSAIRE P' MON MEILLEUR AMI BIJOUS PHILIPPE», e assinado Bob), não apresentando qualquer data, mas tendo a indicação 760 no canto inferior direito. A dimensão da mancha é de cerca de 27 x 19 cm.

A segunda está desenhada a tinta da china sobre papel de desenho, e apresenta a assinatura M. Janvier na margem junto ao canto inferior direito, fora do desenho. O tamanho do papel é de 32,3 x 22,8 cm e a mancha é de 29,9 x 19,6 cm, aproximadamente. Não possuindo data, tem a indicação 499 no canto inferior direito do desenho.





Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com