sábado, maio 21, 2005

José Abrantes

José Abrantes com o gato ZU * Image hosted by Photobucket.comJosé Abrantes (José Maria da Piedade de Lancastre e Távora) nasceu a 9 de Setembro de 1960, tendo feito a sua estreia em 1970, no jornal infantil O Farol e, já na década de 80, publicou na revista Girassol.

Para o jornal Correio da Manhã, criou As Viagens de Gularth, participando em diversos festivais da nona arte e dando também início ao trabalho de ilustração e grafismo para O Jornal do Sélix, bem como para a Secretaria de Estado da Família. Em 1989 dedica a sua atenção ao suplemento infantil do jornal O Século, PimPamPum, publicando igualmente diversos trabalhos no Correio da Manhã, bem como na revista do programa da RTP Rua Sésamo, e ilustrações no jornal O Diabo.

Para a editora Asa, ilustrou diversos contos tradicionais, de entre os quais Contos do Nordeste Transmontado, ou o álbum Luta de Galos, bem como o personagem Tobias Bigom, nos álbuns Aventura em Valverde e Os Fundos Perdidos. Criou ainda a tira Horus, entre outros trabalhos.

Já na década de 90, José Abrantes publicou no Jornal do Gil, ligado à Expo 98, e desenhou, com argumento de Diferr, as aventuras de Dakar o Minossauro, criando também ZU, um gato para o qual desenhou e escreveu diversas aventuras, mais dedicadas a um público infantil, elaborando igualmente para este personagem alguns objectos de merchandising, como porta-chaves, molduras, etc. Funda ainda a editora BaleiAzul, na qual serão publicados alguns dos seus trabalhos, nomeadamente os relativos a ZU ou a Dakar, e encarrega-se do suplemento infantil do Correio da Manhã Correio das Crianças.

Actualmente trabalha num novo projecto, tendo criado um nova personagem intitulada Bruxinha Morgana.

A página aqui apresentada é relativa à série Capitão Marselha, está assinada, e datada de 2001. As suas dimensões são 29,6 x 20,8 cm, aproximadamente.



Página das aventuras do capitão Marselha, com dedicatória do autor * Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: ,

Get Free Shots from Snap.com