sábado, abril 23, 2005

Popeye the Sailor


Image hosted by Photobucket.com      Image hosted by Photobucket.com      Image hosted by Photobucket.com      Image hosted by Photobucket.com      Image hosted by Photobucket.com



Image hosted by Photobucket.comA primeira aparição do marinheiro Popeye data de 17 de Janeiro de 1929, na série Thimble Theatre, de Elzie Crisler Segar, publicada desde 1919, que tratava das peripécias da família de Olive Oyl (a «nossa» Olívia Palito), inicialmente como personagem secundário, tendo rapidamente ganho o estrelato e eclipsado a maior parte das restantes personagens, tornando-se o principal personagem da série, e trazendo consigo um conjunto de figuras que se tornaram tão famosas como ele: Swee'Pea, que Popeye adoptou, J. Wellington Wimpy, o maior devorador de hamburgueres do planeta, e Brutus, um enorme e abrutalhado vilão que se tornou adversário de Popeye nas tentativas de conquistar o amor de Olive Oyl.

A figura ficou famosa pelo facto de ingerir espinafres de lata (que normalmente trazia sempre consigo) e que lhe conferiam uma enorme força, mas a personalidade voluntariosa se bem que um tanto ou quanto descuidada de Popeye, que tinha uma enorme capacidade de se meter em grandes complicações nas suas aventuras, foi o que cativou uma legião de leitores em todo o mundo.

Nos anos 30, Popeye apareceu em filmes de desenhos animados pelos estúdios Fleischer, sendo introduzido numa animação de Betty Boop, tendo ao longo dos anos sido produzidas mais de 750 curtas-metragens de animação já como Popeye the Sailor.

Após a morte de Segar em 1938, de leucemia, a série ficou nas mãos de Charles H. "Doc" Winner e depois nas de dois dos assistentes de Segar, Bela Zaboly e Forrest "Bud" Sagendorf (falecido em 1994), que assumiu o controlo total da série em 1958 até aos anos 80, quando Bobby London se encarregou de a escrever e desenhar, se bem que as aventuras publicadas em revistas fossem também desenhadas por outros artistas.

Image hosted by Photobucket.comJá nos anos 80, mais especificamente em 1980, foi realizado um filme musical sobre o personagem, com Robin Williams e Shelley Duval, dirigido por Robert Altman.

As aventuras de Popeye ainda hoje se publicam, pela mão de Hy Eisman, e são muitas as reedições das primeiras tiras ou páginas das suas aventuras. Entre nós, Popeye apareceu publicado em diversas revistas, chegando mesmo a ter edições próprias, no entanto a especificidade da linguagem de Popeye é impossível de traduzir para português e apenas pode ser apreciada através da leitura dos originais norte-americanos. Frases como «Tha's all I can stands, and I can't stands no more!» muito dificilmente encontrarão correspondência na nossa língua.

A página aqui apresentada não está datada nem assinada, mas o seu estilo assemelha-se bastante ao de Bud Sagendorf. Foi publicada no número 26 do comic-book Popeye, editado pela Dell em Outubro/Dezembro de 1953, constituindo a segunda página da aventura de Popeye and Swee'Pea intitulada Kid Raising!!.
O original está numerado como 45209 K30, e tem as dimensões na mancha de 47 x 32,4 cm e no papel de 49,3 x 34,5 cm, aproximadamente.




Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com