terça-feira, abril 05, 2005

Maigret, por Philippe Wurm

Philippe Wurm nasceu em 1962, na Suíça, frequentou os cursos de Eddy Paape na escola das Beaux-Arts de Saint-Gilles e mais tarde estudou na academia de Beaux-Arts de Bruxelas, tendo mesmo recebido um prémio do governo belga pelos seus desenhos a carvão. Em 1989, Wurm publica o primeiro álbum de quadradinhos nas edições Hachette, intitulado La Fabuleuse Histoire du Tennis.
Sendo um grande leitor de histórias policiais, adaptou três histórias do inspector Maigret aos quadradinhos, publicados nas edições Lefranc-Le Rocher, Maigret et son Mort (1992), Maigret Tend un Piege (1993), Maigret et la Danseuse du Gai Moulin (1994), todos com argumento de Odile Reynaud, tendo ainda desenhado aventuras de Nero Wolfe, como La Cassette Rouge, com argumento de Jean-Claude de la Royère. Actualmente desenha a série Les Rochester, com argumentos do próprio Wurm e também de Dufaux. O seu desenho caracteriza-se por uma linha clara, seguindo o estilo de muitos e grandes desenhadores franco-belgas.

A página aqui apresentada pertence ao segundo álbum da série Maigret, intitulado, como acima dissemos, Maigret Tend un Piege, com uma dimensão total de 49 x 37,5 cm, mas constituindo, no fundo, três tiras unidas pela parte de trás do papel, tendo cada tira cerca de 22 cm de altura. Tem a curiosidade de, em algumas das vinhetas, o desenho sair da esquadria, e há ainda alguns desenhos e algumas anotações nas margens do papel.




Image hosted by Photobucket.com

Pormenor de uma das vinhetas. * Image hosted by Photobucket.com

Pormenor da margem do papel. * Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com