quinta-feira, abril 28, 2005

Felix the Cat


Image hosted by Photobucket.comFelix the Cat foi criado por Otto Messmer, um desenhador oriundo de New Jersey, pouco tempo depois assistido por Joe Oriolo, seu protegido, que rapidamente tratou de dar um novo impulso ao personagem, criando novos personagens e dotando-o de um imaginário mais rico e com um tom a tender para o absurdo.

Felix tornou-se de imediato tão famoso que foi escolhido para ser a primeira imagem a ser transmitida através da televisão, nos testes que constituíram os primórdios das experiências de transmissão de imagens através de rádio frequência, em 1928, e a sua imagem começou a surgir numa enorme quantidade de acessórios e de objectos.

Bastante mais tarde, Don Oriolo, filho de Joe, juntou-se à equipa e nos anos oitenta chegou a escrever e produzir uma longa-metragem intitulada Felix the Cat, The Movie. Mas já anteriormente haviam sido realizados mais de 250 curtas-metragens com cerca de 5 minutos de duração para a televisão, que obtiveram um enorme sucesso, e a sua popularidade ainda hoje é notória.

Image hosted by Photobucket.comAlgumas fontes apontam que na origem de Felix the Cat está um personagem chamado Thomas Kat, que terá surgido numa média-metragem de animação intitulada The Tail of Thomas Kat, em 1917. Dois anos mais tarde, numa curta-metragem da Paramount intitulada Feline Follies, surgiu Master Tom, um outro antecessor de Felix, que ganhou este nome graças ao produtor John King, da Paramount, inspirando-se nas palavras latinas felis (gato) e felix (sortudo) e que só em 1922 é que o Otto Messmer e Bill Nolan teriam redesenhado o personagem, dando-lhe um aspecto mais arredondado e por isso mais simpático. Mas há outras fontes que apontam para Pat Sullivan como o criador de Felix e este chegou a declarar em diversas entrevistas que o tinha idealizado e elaborado os desenhos originais; só mais tarde é que algumas testemunhas afirmaram que Felix fora criado por Messmer nos estúdios de Sullivan a partir de desenhos animados de Charlie Chaplin.

Messmer terá dado início à tira diária em 1923, distribuida pela King Features Syndicate e mais tarde surgiriam os comic-books com o personagem, que ainda hoje se publicam, havendo inúmeras reedições da antigas aventuras.

Foram sobretudo as edições brasileiras que divulgaram Felix the Cat entre nós, muito embora o personagem tenha surgido ocasionalmente em algumas publicações, mas nunca com o destaque merecido.

A página aqui apresentada não está datada nem assinada, mas contém a indicação de que foi desenhada para ser integrada num comic-book, com o número 5. A dimensão da mancha é de 47,1 x 32,4 cm e a do papel de 55,2 x 36,3 cm, aproximadamente.



Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com