sexta-feira, abril 08, 2005

Ella Cinders


Image hosted by Photobucket.comElla Cinders estreou-se nos jornais norte-americanos a 1 de Junho de 1925, enquanto tira diária, tendo as páginas dominicais surgido dois anos mais tarde. O argumento estava a cargo de Bill Conselman e os desenhos eram da autoria de Charlie Plumb que, davido ao seu carácter de artista errante, foi por vezes substituído por outros artistas, entre os quais Hardie Gramatky, Fred Fox, Henry Formhals e Jack McGuire. Após a morte de Conselman em 1940, Charlie Plumb encarregou-se igualmente dos argumentos, até que Fred Fox se encarregou de lhe dar continuidade a partir de meados dos anos 50, acabando mais tarde por ser também substituído por Roger Armstrong. Já algo datada e exausta, a série desapareceu em 1961.

Image hosted by Photobucket.comLogo que a série apareceu nos jornais, a sua popularidade generalizou-se, ao ponto de ter sido realizado um filme em 1926 com o nome da personagem, e dirigido por Alfred E. Green. A personagem principal era uma espécie de Cinderela moderna, uma rapariga frágil e ingénua, com um olhar um tanto ou quanto esgazeado que denotava alguma falta de inteligência, e que lutava diariamente contra uma madrasta (Mytie Cinders) e duas meias-irmãs (Prissie e Lotta Pill) que apenas pensavam em dinheiro e que lhe faziam a vida negra, o que levava os leitores a simpatizarem de imediato com a sua posição e com os sofrimentos que lhe faziam padecer. Embora não se caracterizasse por uma grande beleza, Ella Cinders ganhou um concurso de misses e acabou em Hollywood, juntamente com o seu irmão, Blackie, o seu único aliado na família, com o qual acabou por viver uma boa quantidade de peripécias, tendo finalmente encontrado um marido, Patches, que a abandonava de quando em vez para viver as suas próprias aventuras. Em Portugal desconheço se alguma vez foi editada, embora não me pareça que tenha acontecido.

A página aqui apresentada está datada de 11 de Junho de 1949, e nela surgem os nomes de Charlie Plumb e Fred Fox, já por essa altura um dos artistas que Plumb muitas vezes subcontratava para desenhar a série. O tamanho da mancha é de 57,3 x 38,3 cm e a do papel de 58,1 x 39,6 cm, aproximadamente.



Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com