terça-feira, março 29, 2005

Sad Sack

Image hosted by Photobucket.comSad Sack, um recém-recrutado e patético personagem, foi concebido pelo desenhador George Baker, que trabalhara desde 1937 nos estúdios de Walt Disney, como reacção à sua incorporação no exército dos Estados Unidos, levando-o a concorrer com um cartoon que apresentava o azarado recruta à revista Life em 1941. Quando o seu país entrou na II Guerra Mundial, Baker permaneu nos EUA a trabalhar na revista militar Yank, onde então surgiu a série com este personagem, muito embora a mesma não fosse do agrado da totalidade dos oficiais, já que Sad Sack retratava o ambiente em que viviam os soldados, cumprindo tarefas na cozinha, sendo muitas vezes abusiva e injustamente tratado pelos seus superiores, frequentando prostitutas, o que não era invulgar em séries produzidas para serem consumidas pelos soldados do exército norte-americano, como foi o caso de Male Call, de Milton Caniff.



Image hosted by Photobucket.com



Mais tarde, Sad Sack viria a ser publicado em jornais através do Bell Syndicate, e o abandono da vida militar pelo personagem e a posterior integração na vida civil levou a que a mesma fosse suspensa em inícios dos anos 50. Em 1957 surgiu uma versão cinematográfica, em que Jerry Lewis encarnava o personagem.
Em Setembro de 1949, a editora Harvey Comics deu início à publicação dos comic books com Sad Sack, que voltou a integrar as fileiras do exército em 1952, não obtendo no entanto o mesmo sucesso que havia conseguido anteriormente. A editora entregou então a tarefa ao desenhador Fred Rhoads, ficando George Baker apenas com o desenho das capas das revistas até à sua morte, em 1975. Após a saída de Rhoads da editora, em 1977, a revista perdeu fulgor, e nos anos 80 e 90 passou a ser publicada de forma esporádica.

Em Portugal o personagem é praticamente desconhecido, tendo apenas surgido em edições brasileiras com o título Recruta Biruta.
As páginas que aqui apresentamos pertencem a um episódio intitulado A Piece of the Action, para a revista Sad Sack and the Sarge, da Harvey Comics, não estando datadas nem assinadas, devendo, no entanto, ser da autoria de Rhoads. São acompanhadas dos color guides, páginas em formato reduzido, já da dimensão em que irão ser publicadas em revista, em que estão inseridas, à mão, as referências de cor em que irão ser impressas. Em alguns casos, as páginas de referência de cor apresentam, para além das cores, indicações manuscritas acerca dos códigos de cor a utilizar, o que não acontece aqui.

A dimensão da mancha nos originais dos desenhos é de 40,8 x 27,2 cm e a do papel é de 48,4 x 32 cm, enquanto que nos color guides a dimensão da mancha é de 22,8 x 15,2 cm e a do papel de 24,5 x 16,7 cm. Todos estes valores são aproximados.



Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com