sexta-feira, março 18, 2005

Goofy, o «Pateta»


Image hosted by Photobucket.comGoofy, o Pateta em português, surgiu pela primeira vez em 1932 no filme Mickey's Revue, embora na altura tivesse ainda o seu nome original, Dippy Dawg. Mas como o tipo de humor que aparecia nos filmes de animação da Disney era caracterizado como goofy, o nome acabou por se colar ao personagem, que surgiu já no seu aspecto mais definitivo no filme de 1936 Moving Day, para o qual o desenhador Art Babbitt deu corpo ao personagem atribuindo-lhe um papel com alguma relevância. Goofy foi criado com características humanas, ao contrário de Pluto, que foi sempre o animal de estimação do rato Mickey, e caracterizou-se, desde o início, pela sua maneira de rir e pela sua propensão para se meter em trapalhadas.

Floyd Gottfredson * Image hosted by Photobucket.comFoi Floyd Gottfredson quem desenhou uma boa parte das primeiras histórias de Goofy e porventura quem melhor soube criar as peripécias que melhor se adaptavam à maneira de ser do personagem. Mais tarde, Goofy também viria a ter as suas próprias aventuras, e Paul Murry viria a criar a figura do Super-Pateta, muito embora Goofy também surgisse numa série de aventuras encarnando diversas personagens históricas.

As páginas que a seguir apresentamos estão desenhadas a lápis (tiveram que ser escurecidas digitalmente para permitirem uma melhor leitura), e contêm diversas anotações para correcções na versão definitiva. As duas primeiras integram uma curta história intitulada Boring Circus (a versão original era Bored with the Circus), e contêm o nome de Cal Howard, que se notabilizou sobretudo como argumentista. Howard trabalhou para a Warner, para a Screen Gems, estando ligado a uma quantidade de filmes como argumentista, e trabalhou para os estúdios Disney também como desenhador. Estas páginas serão provavelmente dos anos 70. A dimensão da mancha é de cerca de 43 x 29 cm, e a do papel (não se trata de papel específico para a arte final, mas de papel de desenho) é de 43 x 35,5 cm, aproximadamente. A terceira página está desenhada a lápis azul em papel vegetal, tratando-se claramente de estudos destinados à animação. A dimensão da mancha é de 45 x 33 cm, e a folha de papel possui 48 x 34,4 cm, aproximadamente.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , , ,

Get Free Shots from Snap.com