sexta-feira, março 11, 2005

Donald Duck, o Pato Donald

Image hosted by Photobucket.comDonald Fauntleroy Duck, ou, como é mais conhecido, Donald Duck, e entre nós como Pato Donald, surgiu pela primeira vez no filme de animação A Galinha Sábia (The Wise Little Hen) em 1934, criado pelos Estúdios Disney, tendo dado nas vistas e feito uma nova aparição em The Band Concert. O sucesso do pato foi imediato, surgindo já como personagem principal em A Silly Symphony Featuring Donald Duck em 1936. A sua namorada Margarida (Daisy) apareceu pouco depois, e os seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho (Huey, Dewey, Louie) em 1937.

Ainda em 1934, Ted Osborne (argumento) e Al Taliaferro (desenhos) adaptaram o desenho animado para os suplementos dominicais dos jornais norte-americanos, e Floyd Gottfredson introduziu o pato nas tiras de Mickey, antes de este se estrear a solo, mas foi com Carl Barks que o personagem ganhou uma dimensão e uma notoriedade e qualidade inegáveis. Barks foi o responsável pela criação do Tio Patinhas (cujo nome, Uncle Scrooge, é inspirado no personagem de Charles Dickens), do Gastão (Gladstone Gander), do Gansolino (Gus Goose), para além de ter criado Patópolis (Duckburg), os Irmãos Metralha (Beagle Boys), o Professor Pardal (Gyro Gearloose), a Maga Patalógica (Magica de Spell) ou o Patacôncio (John D. Rockerduck).

Reprodução da capa do número 1 da edição brasileira de «O Pato Donald», hoje uma rara edição e muito procurada pelos coleccionadores. * Image hosted by Photobucket.comMuito poderíamos aqui deixar acerca da história deste personagem, mas gostaríamos de realçar que as histórias Disney do Pato Donald foram criadas em diversos países, entre os quais gostaríamos de fazer uma referência particular ao Brasil e à Itália, onde se destacaram desenhadores como Giorgio Cavazzano, Romano Scarpa, Marco Rota e Giovan Battista Scarpi, que criou a figura do Superpato.

Como curiosidade, refira-se que os nomes pelos quais são conhecidas as personagens Disney são sobretudo brasileiros. Os sobrinhos do Pato Donald, a que já acima nos referimos, chamavam-se originalmente Nico, Tico e Chico, o Pateta era Dippy (nome original, antes de mudar para Goofy), o Lobão era conhecido como Lobo Mau, Zé Grandão e João Honesto eram Compadre Urso e Compadre Raposo. Foi a primeira equipa de tradutores e redactores da então recém-criada Editora Abril que optou pela atribuição dos nomes, mantendo Mickey e Donald (na Itália, Mickey é Topolino e Donald Paperino, e na Suécia Mickey é conhecido como Musse Pigg), mas mudando Uncle Scrooge McDuck para Tio Patinhas (nome que viria a generalizar a designação das revistas Disney entre nós, os Patinhas), The Beagle Boys para Irmãos Metralha, Gladstone Gander para Gastão, Daisy Duck para Margarida, sem a pata. Foi Jerónimo Monteiro, o primeiro tradutor e redactor daquela editora, que baptizou o Tio Patinhas e os sobrinhos de Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho, tendo sido a filha do tradutor a sugerir a designação Irmãos Metralha. Alberto Maduar inventou os nomes do Professor Pardal, do Lampadinha, do Gastão e da Maga Patalógica. Esta situação foi alvo de um curioso estudo de Max Gehringer, que pode ser encontrado aqui.

Os originais aqui representados são de autores desconhecidos e, como é habitual nas histórias Disney, não se encontram assinados. São quatro meias páginas unidas no verso, para efeitos de impressão, e a mancha tem a dimensão de 31 x 22 cm para cada meia página, as quais medem, no papel, 36,5 x 25,6 cm, aproximadamente. Desenhadas a pincel e caneta, apresentam ainda alguns traços visíveis do lápis original e algumas correcções a branco, bem como alterações na legendagem.

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com