domingo, fevereiro 06, 2005

Nightwing


Nightwing, surgido em Fevereiro de 1984 na revista New Teen Titans nº 39, é um personagem que nasceu ao lado de Batman, em Detective Comics nº 38, na pele do seu assistente Robin, já que o jovem havia sido colocado sob a custódia de Bruce Wayne (Batman) até atingir a maioridade, tendo acabado por sido adoptado por este, vivendo ambos na cidade de Gotham e este mais tarde nas suas redondezas, mais concretamente Blüdhaven.

Em simultâneo com o papel de Robin, Richard (Dick) Grayson, mais tarde conhecido como Nightwing, tornou-se o líder de um grupo intitulado The New Teen Titans, juntamente com outros jovens superdotados, tais como Wonder Girl, Kid Flash, Aqualad e Speedy, nele aplicando, tal como o fizera no papel de Robin, as técnicas aprendidas com Batman, muito embora já possuísse algumas capacidades atléticas dada a sua participação em actividades circenses desde bastante novo, juntamente com os respectivos pais, que constituíam os Flying Graysons, mortos durante um espectáculo devido à acção de um vilão, o que foi investigado por Batman, que assistia à actuação enquanto Bruce Wayne, e os acabou por unir.

Foi após uma aventura em que Dick quase morria às mãos de The Joker, que Batman decidiu não mais colocar em risco a vida do jovem, o que levou à sua separação e à nova identidade de Dick, Nightwing. Fez estudos em criminologia e psicologia, tornando-se polícia. Mas as suas actividades nocturnas como vigilante foram o que o tornaram herói, em que aplicou o seu treino em artes marciais, já que não possuía quisquer super-poderes. Mais tarde constituiu um novo grupo de Teen Titans, com Kid Flash, Wonder Girl, Changeling, Starfire, Raven e Cyborg.

Capa de Nightwing 80-Page Giant, de Dezembro de 2000Foram diversos os desenhadores que se entregaram à tarefa de desenhar Nightwing, bem como os argumentistas, de que aqui destacamos Chuck Dixon.

No episódio Hella, de que aqui apresentamos duas páginas, com reprodução dos respectivos originais a preto e branco, e apenas no quarto capítulo, «Flashpoint», a que as mesmas pertencem, participaram Mike Collins, Manuel Gutierrez, Sean Parsons, John Stanisci, Wayne Faucher e Steve Bird, o que demonstra claramente o funcionamento das «fábricas» de concepção dos «comic-books» norte-americanas, muito longe da concepção europeia do único autor ou da parelha argumentista-desenhador, que também muitas vezes encontramos nas tiras diárias e nas páginas dominicais.

As duas pranchas originais são relativas às páginas 55 e 56 de Nightwing 80-Page Giant, intitulado Hella, e datado de Dezembro de 2000, editado pela DC.

Os originais têm as seguintes dimensões: a mancha mede cerca de 40,3 x 26,5 cm e o papel, que é estandardizado da DC para os seus autores, mede 43,2 x 28,3 cm, aproximadamente.










Página 55 Prancha original da página 55
Página 56 Prancha original da página 56


Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com