sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Harold Teen


Harold Teen foi a primeira série de tiras diárias que se debruçou sobre personagens adolescentes. Criada em 1919 por Carl Ed, veio preencher um vazio até então existente no panorama dos comics norte-americanos. Nessa altura era comum que um jovem começasse a trabalhar aos 14 anos de idade, em vez de aproveitar essa época única na vida de todos nós que é a adolescência, o que infelizmente ainda acontece com uma frequência que todos desejaríamos que não tivesse lugar.

Ed teve esta ideia ao verificar que, no panorama existente na altura, não havia uma única série que se dabatesse com estes problemas e esta faixa etária, com uma linguagem específica e todos os «chavões» da gíria adolescente, e pelo meio contribuiu igualmente para popularizar algumas modas e para tocar nos problemas generacionais. A série desenvolveu-se ao longo de 40 anos, surgindo em todo o processo uma boa quantidade de personagens que vieram constituir um sucesso para a agência em que Carl Ed trabalhava, The Chicago Tribune.

O autor já antes desenhara séries como Big Ben e Luke McGuke, mas foi com Harold Teen que conheceu o sucesso. A tira começou a ser publicada a 14 de Maio de 1919 e teve o seu fim em 1959, com a súbita doença e subsequente morte do seu autor. Aparentemente, Ed desenhava praticamente logo a tinta, com poucos traços prévios a lápis.

Não conhecemos reedições desta série, que em Portugal, ao que saibamos, nunca foi publicada. A tira que aqui apresentamos está datada de 20/5 de 1957, e nela figuram dois dos principais personagens: Shad e Gussie. Está assinada na última vinheta e a dimensão da mancha é de 41,5 x 12,6 cm e a do papel 42,8 x 15,4 cm, aproximadamente.




Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com