domingo, janeiro 23, 2005

Mutt e Jeff

A série Mutt and Jeff foi inicialmente publicada no San Francisco Chronicle, em 15 de Novembro de 1907. Desenhada por Harry Conway «Bud» Fisher, surgiu inicialmente com o título de «A. Mutt», só mais tarde vindo a ganhar o título dos dois personagens, quando o desenhador abandonou o jornal onde se publicava e, querendo manter os direitos de autor, passou a utilizar esse título na série. Em 27 de Março de 1908, Mutt travou conhecimento com o baixinho Jeff num hospício. E tornaram-se inseparáveis.

Bud Fisher foi um dos primeiros desenhadores a publicar tiras de quadradinhos nos jornais norte-americanos, que até então estavam praticamente limitadas aos suplementos dominicais. Há quem considere mesmo a primeira «tira» a surgir a título diário e dando continuidade aos personagens. Essas tiras vieram tornar conhecido o nome de «comic-strips» e, ao contrário das páginas dominicais, eram publicadas a preto e branco.

A parelha Mutt and Jeff, até certo ponto precursora de Laurel and Hardy, o Bucha e Estica, era composta por dois indivíduos da classe trabalhadora, com todos os seus vícios e virtudes. Mutt era o mais alto, viciado nas apostas de corridas de cavalos e Jeff o mais baixo, ostentando um comportamento completamente bizarro, raiando a loucura, o que não é de estranhar, dado o lugar onde Mutt o conheceu.

Dos diversos desenhadores assistentes de Bud Fisher, foi Al Smith o que mais se destacou, tendo começado a trabalhar nela em 1932 e nela se mantendo até 1980, praticamente até ao final da série, que ocorreu em 1982. Em 1933, surgiu a personagem do gato do filho de Mutt, nomeado Cicero's Cat, criado por Smith, que passou a assinar com o seu nome as tiras e páginas em 1954, após a morte de Bud Fisher.

Em 1939, após terem já surgido em diversos títulos no formato comic-book, nomeadamente em Famous Funnies, a DC Comics deu-lhes o seu próprio título, que mais tarde passou a ser publicado pela Dell Comics e pela Harvey.

A tira aqui representada data de 1963 e está assinada por Al Smith. As suas dimensões aproximadas são de 44,6 x 14,2 cm. Nela figuram Mutt e, no painel central, Cicero's Cat.

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com